Saúde reforça importância da dose de reforço para aumentar a proteção contra os sintomas graves da Covid-19

Adultos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses devem receber a aplicação adicional

Após a chegada da variante ômicron no Brasil, os casos de infecção por Covid-19 aumentaram significativamente em dezembro e janeiro, principalmente por tratar-se de uma variante que tem alta transmissibilidade.

Com esse cenário, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 tornou-se ainda mais necessária. Isso porque, com o passar do tempo após a primeira e segunda dose da vacina, existe uma queda dos anticorpos, responsáveis por oferecer proteção contra o vírus.

LEIA TAMBÉM: Saiba a importância de receber a dose adicional da vacina antiCovid

A aplicação da dose adicional já demonstrou ser capaz de promover o aumento de produção desses anticorpos neutralizantes, essenciais para evitar os sintomas graves de Covid-19, que causam internações e até óbitos.

Quem pode receber a dose de reforço

Na cidade de São Paulo, a dose adicional da vacina contra a Covid-19 está disponível para os adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses.

SAIBA MAIS: Como acessar o passaporte vacinal com o aplicativo e-saúdeSP

Para receber o imunizante, basta comparecer a um dos postos de vacinação listados na página Vacina Sampa e apresentar documento de identificação, preferencialmente CPF, e o cartão de vacinação com o registro das doses recebidas anteriormente, físico ou digital.