Saúde responde nove dúvidas sobre a vacinação de crianças contra a Covid-19

Público infantil de 5 a 11 anos pode ser vacinado na capital

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou a vacinação contra a Covid-19 no público infantil na última segunda-feira (17). Todo o público infantil de 5 a 11 anos de idade pode ser vacinado sem restrições de prioridade. Crianças de 6 a 11 anos de idade recebem a Coronavac, liberada para uso infantil na última quinta-feira (20) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já o público de 5 anos é vacinado com a Pfizer pediátrica, assim como, as crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão. E o público de 6 a 11 anos de idade com comorbidades recebe o imunizante Coronavac.

Contudo, algumas dúvidas surgiram entre pais e responsáveis. Quantas doses podem ser aplicadas?  A vacina é segura para crianças?  Crianças que estiverem com sintomas de Covid-19 podem ser vacinadas?

Com a colaboração técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), esclarecemos nove dúvidas sobre a vacinação pediátrica. Vale lembrar que os cuidados para evitar a contaminação devem continuar mesmo depois da vacina: usar máscara, higienizar bem e constantemente as mãos e evitar aglomerações.

1.Quantas doses podem ser aplicadas?

A recomendação da vacinação pediátrica é de duas doses.

2. Qual o intervalo entre doses?

Duas vacinas foram liberadas para o público infantil, confira os intervalos:

Pfizer pediátrica: Oito semanas (56 dias) após a 1ª dose.

Coronavac: Quatro semanas (28 dias) após a 1° dose.

3. A vacina é segura para crianças?

Sim. Segundo a Anvisa, as vacinas da Pfizer e da Coronavac contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, quando administrada no esquema de duas doses, é segura e eficaz na prevenção da Covid-19 sintomática, de formas graves da doença e mortes.

4. A vacina para as crianças é a mesma que para adultos?

Não. A Pfizer pediátrica aprovada para crianças de 5 a 11 anos tem dosagem, composição e concentração de RNA mensageiro (principal componente do imunizante) diferente da usada em adultos.  O frasco da vacina infantil também tem cor diferente.

5. Por que a vacinação infantil começa uma hora depois da vacinação geral?

A vacinação infantil contra a Covid-19 começa uma hora depois da abertura das UBSs porque o fabricante da Pfizer pediátrica orienta que seja feita a diluição da vacina após atingir a temperatura ambiente. Como as vacinas armazenadas são resfriadas (de 2 a 8 graus), faz-se necessário, já no momento da abertura das UBSs (às 7h), retirar os frascos da câmara e aguardar cerca de 1 hora para atingir a temperatura adequada. Por esse motivo, as doses pediátricas ficam disponíveis para uso a partir das 8h.

6. Crianças que estiverem com sintomas de Covid-19 podem ser vacinadas? 

Não. Os pais ou responsáveis devem esperar quatro semanas após o início dos sintomas, esse é o prazo para receber a vacina antiCovid.

7. Quantos ml são utilizados por aplicação?

A vacina da Pfizer pediátrica tem algumas diferenças, como a dosagem: para os maiores de 12 anos, a dose é de 0,3 ml, enquanto para os menores a dosagem é de 0,2 ml. A dose equivale a cerca de um terço da que é administrada em pessoas com 12 anos ou mais.

8. As crianças podem receber outras vacinas no mesmo dia que a da Covid-19?

Não. Para receber outra vacina, como a da influenza, é necessário esperar no mínimo 14 dias contando a partir da aplicação do imunizante antiCovid.

9. Quantas aplicações são feitas por dose da vacina?

O frasco da Pfizer pediátrica comporta dez doses, mais do que a versão para maiores de 12 anos, que comporta seis doses.

A disponibilidade de segundas doses das vacinas antiCovid pode ser verificada na plataforma De Olho na Fila. 

Informações e a lista dos postos de vacinação podem ser encontradas no site Vacina Sampa.