Janeiro Branco: serviço de atendimento remoto permite cuidar da saúde mental sem sair de casa

Saúde municipal manterá o serviço de atendimento online mesmo após a pandemia

Realizada anualmente, a campanha Janeiro Branco tem como intuito alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental – no primeiro mês do ano e em todos os outros.

Com a pandemia de Covid-19 e o longo período de isolamento social, esse cuidado com a saúde mental tornou-se ainda mais necessário, tendo em vista que a quarentena fez com que muitas pessoas tivessem quadros psicológicos agravados, como ansiedade e depressão.

Por esse motivo Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou o serviço de atendimento online para os pacientes que precisavam de acolhimento neste período. O serviço, inclusive, será mantido mesmo após a pandemia.

LEIA TAMBÉM: Impactos da pandemia na saúde mental devem ser tratados com atenção

Alex Navarro, psicólogo que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III de São Mateus, explica que o serviço de atendimento remoto foi uma solução, durante o isolamento social, para acolher os pacientes que tinham acesso à tecnologia.

"A crise não tem hora. A pessoa pode estar em casa e, de repente, ter uma crise, então era importante que o Caps estivesse aberto para referenciar, para que as pessoas tivessem para onde ir", explica ele.

Com o serviço, a unidade passou a ter uma média mensal de 300 atendimentos remotos. "No período do pico, a gente chegou até a 360 atendimentos", conta o psicólogo.

SAIBA MAIS: Saúde municipal oferece apoio para pacientes com ansiedade

Paciente do Caps, Márcio Fernandes de Souza iniciou o tratamento em maio de 2017. Ele conta que chegou à unidade em uma situação muito ruim, mas que foi bem recebido e logo começou um tratamento intensivo, com idas diárias ao Caps, onde participava de atividades em grupos, recebia acompanhamento psiquiátrico, medicação e alimentação.

"Fui reorganizando minha vida a partir daí. Tive algumas recaídas, mas eles nunca me abandonaram e eu também nunca desisti do Caps", comenta.

Como buscar ajuda

Na capital, as Unidade Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para qualquer tipo de atendimento médico. Após o primeiro contato, as UBSs podem fazer o encaminhamento do paciente para os Caps e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos).

Todos os endereços das unidades podem ser consultados com a ferramenta Busca Saúde.