Capital realiza 16,9 mil atendimentos a sintomáticos respiratórios na UBSs

As 469 unidades abriram à população neste sábado, sem necessidade de agendamento

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital realizaram 16,9 mil atendimentos a sintomáticos respiratórios neste sábado (8}. As 469 UBSs funcionaram das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. A medida, adotada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o serviço ofertado, considerando o aumento do número de pessoas nessas condições.

Hoje, a rede de UBSs aplicou 44.686 doses de vacinas contra o vírus influenza. Em toda a cidade, até as 18h, foram aplicadas 58.750 doses de vacinas antiCovid.

"Com a característica atual da pandemia de Covid-19, com a presença da variante ômicron, foi fundamental a abertura das UBSs para atender ao grande volume de sintomáticos respiratórios. São muitos casos simultâneos em um curto espaço de tempo, devido à alta taxa de contaminação e ao curto período de incubação", disse a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária, Sandra Sabino.

Vacinação

Neste domingo (9), a vacinação contra a Covid-19 e o vírus influenza acontecerá entre 8h e 16h nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) e, das 8h às 17h, nos parques Buenos Aires, do Guarapiranga, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude.

Desde 28 de dezembro, a vacinação contra a gripe está liberada para qualquer pessoa com mais de seis meses de idade. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação de vacina antiCovid e contra influenza. É possível, inclusive, que ambas sejam aplicadas no mesmo dia.

A partir de segunda-feira (10), a vacinação contra Covid-19 e influenza volta a acontecer nos megapostos, drive-thrus e farmácias, das 8h às 17h, e nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

Mais informações e a lista dos postos de vacinação contra a Covid-19 podem ser encontradas no site Vacina Sampa. E contra a influenza, no site.