Saúde convoca população para se vacinar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (15)

Maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos quatro meses já podem receber a dose de reforço

Adultos que tomaram a segunda dose da vacina antiCovid há pelo menos quatro meses podem receber a dose de reforço. Os cidadãos imunizados com a dose da Janssen há pelo menos dois meses podem receber uma nova aplicação com o imunizante da Pfizer.

A vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo segue normalmente nesta quarta-feira (15). As unidades em funcionamento aplicam primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA).

Estão abertas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h, com aplicação de primeira, segunda e dose adicional do imunizante.

Vale lembrar que o intervalo entre a primeira e a segunda dose para os adolescentes é de 21 dias. Além disso, os jovens de 12 a 17 anos podem se vacinar sem a presença dos pais. Basta apresentar uma autorização assinada por um responsável, conforme modelo disponibilizado na página Vacina Sampa

1ª dose fora do Brasil

As pessoas que receberam a primeira dose da vacina em outro país podem completar o ciclo vacinal no Brasil, com um imunizante de outro fabricante. Confira a orientação do Ministério da Saúde:

• Moderna – completar com Pfizer (28 dias após 1ª dose)
• Sputnik – completar com AstraZeneca (21 dias após 1ª dose)
• Sinopharm – completar com Coronavac (21 dias após 1ª dose).

Documentos

É obrigatório apresentar um documento de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS. Para a segunda dose ou dose adicional, é indicado levar a carteirinha com o registro das doses recebidas anteriormente.

Na cidade de São Paulo não é mais obrigatória a apresentação de comprovante de endereço para tomar qualquer uma das doses na rede municipal de saúde.

Para evitar aglomerações nos postos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda consultar o site De Olho na Fila. A página também mostra os imunizantes disponíveis para aplicação da segunda dose.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

*Sendo: D1 – dose 1, D2 – dose 2 e DA – dose adicional

15 de dezembro de 2021 (quarta-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

A lista completa de endereços dos postos de vacinação está na página Vacina Sampa.