Vacinação na capital paulista chama a atenção da mídia internacional

Jornal americano The Washington Post destaca percentual de doses antiCovid aplicadas em São Paulo

O aumento de casos da variante ômicron no mundo tem causado um aumento da vacinação em vários países e os números alcançados por São Paulo ganharam destaque na mídia internacional. Em matéria publicada na segunda-feira (13), o jornal americano The Washington Post destacou a cobertura atingida pela campanha de vacinação na capital paulista, com números superiores a 100%. 

À esquerda da imagem, uma profissional de saúde vestindo jaleco branco, máscara branca e touca de proteção branca nos cabelos pretos está aplicando a vacina em uma mulher, que está de costas, vestindo uma blusa rosa e com os cabelos pretos amarrados. Ao fundo, há a estrutura de um posto de vacinação, com bexigas roxas e amarelas.

Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo é destaque na mídia internacional (Foto: Edson Hatakeyama)

A reportagem afirma que ter 100% da população adulta vacinada é uma taxa notável em meio aos esforços globais pela vacinação. Entrevistada pela publicação, a vice-presidente de epidemiologia aplicada do Sabin Vaccine Institute de Washington, Denise Garrett, afirmou que não conhece outra cidade grande que tenha essas taxas de vacinação. 'Eu não acho que exista outra", completou ela. 

O jornal destacou também que a Prefeitura de São Paulo e as autoridades de saúde abriram postos de vacinação por toda a cidade e estenderam a campanha inclusive para quem mora em outros municípios (ao não exigir mais comprovante de endereço de quem procura um dos postos aptos a aplicar os imunizantes antiCovid). 

À esquerda da imagem, um profissional de saúde vestindo jaleco branco, máscara branca e uma touca azul na cabeça está aplicando a vacina no braço de um homem que está de costas. Ele usa uma camisa preta com estampa branca, tem tatuagem no braço e está com uma mochila cinza nas costas.

Capital conta com mais de 600 postos de vacinação e aproximadamente 30 mil profissionais de saúde atuando na campanha (Foto: Edson Hatakeyama)

A variante ômicron

O The Washington Post afirmou que os altos índices de vacinação de São Paulo, que o jornal classificou como "extraordinário sucesso", podem servir para avaliar o comportamento da nova variante do coronavírus. A ômicron ainda deixa muitas dúvidas e segue sendo estudada, mas a publicação acredita que a capital paulista pode mostrar ao mundo como a variante vai comportar-se diante de um ambiente em que as pessoas foram massivamente vacinadas. 

O jornal lembrou ainda que a vacinação, por si só, não é capaz de acabar com o coronavírus, mas que a comunidade mundial está na expectativa de que a disseminação da variante ômicron seja freada pela barreira de vacinação imposta por São Paulo. 

"A cidade de São Paulo conseguiu fazer um processo de vacinação muito rápido, eficiente, com mais de 600 pontos de vacinação com algo em torno de 30 mil profissionais de saúde, e 12 milhões de pessoas vacinadas com a primeira e segunda doses. Já estamos inclusive com um contingente bastante avançado de terceira dose”, pontuou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. 

“E isso feito em uma larga escala, com processo capilarizado em toda a cidade, e o tempo todo facilitando o processo de vacinação, dentro dos critérios e protocolos estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e também pela Anvisa. É realmente um exemplo no mundo, pela escala de vacinação, pela rapidez e pela adesão que a população teve ao processo de vacinação. Isso tudo criou um ambiente de proteção muito maior para a população contra a Covid-19”, complementou.