Vacinação contra a Covid-19 na capital bate 2 milhões de doses de reforço

Imunização prossegue em toda a rede de postos; confira quem está apto para receber a dose adicional

No fim de semana, a campanha contra a Covid-19 na cidade de São Paulo ultrapassou 2 milhões de doses de reforço aplicadas na população e, nesta segunda-feira (13), a vacinação segue com aplicação de primeira dose (D1), segunda dose (D2) e dose adicional (DA) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

Estão aptos para receber a dose de reforço do imunizante os adultos que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses. Quem se vacinou com a dose única da Janssen há pelo menos dois meses pode receber uma nova aplicação com a dose da Pfizer.

Até sábado (11), a capital contabilizava 2.056.593 doses de reforço, o que corresponde a 22,3% da população já vacinada.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta aos cidadãos em atraso com a segunda dose que procurem os postos para completar o ciclo vacinal o quanto antes.

Para pessoas que receberam a primeira dose em outro país, o Ministério da Saúde estabeleceu um esquema para que elas possam concluir o ciclo vacinal com os imunizantes disponíveis no Brasil. Veja:
• Moderna – completar com Pfizer
• Sputnik – completar com AstraZeneca
• Sinopharm – completar com Coronavac.

A SMS ressalta, ainda, que adolescentes de 12 a 17 anos tiveram o prazo para a segunda aplicação reduzido para 21 dias após a primeira dose. Os jovens podem comparecer sozinhos, mas devem apresentar uma autorização assinada por um responsável, conforme o modelo disponível na página Vacina Sampa.

Para evitar aglomerações e filas nas unidades, é recomendado consultar o site De Olho na Fila antes de realizar o deslocamento. A página também mostra onde encontrar os imunizantes para a segunda dose.


SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
13 de dezembro de 2021 (segunda-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

A lista completa de endereços dos postos de vacinação está na página Vacina Sampa.