5 dicas para se hidratar corretamente em dias quentes

Para sobreviver às altas temperaturas do verão, é muito importante manter o organismo hidratado; confira algumas dicas

Suor, boca ressecada, fraqueza no corpo, pressão baixa e sonolência. Estes são alguns dos sintomas de desidratação, um quadro muito comum durante os dias quentes. E com o verão chegando não dá para deixar de lado hábitos saudáveis que podem mudar completamente a sua disposição no calor.

Lidar com o clima quente não é tão difícil quanto parece, mas exige alguns cuidados para manter o corpo hidratado da maneira correta.

Confira cinco dicas que vão lhe ajudar a ficar com a hidratação em dia.

Beba água

Não espere sentir sede para beber água. A sede é um sinal de que o corpo já está começando a desidratar, podendo causar náuseas e tonturas. Procure ingerir dois litros de água por dia. A água regula a temperatura corporal e ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.

Para não esquecer de se hidratar, deixar sempre uma garrafinha por perto é um bom recurso. Se for o caso, para estimular o consumo, vale optar pela água com sabor, adicionando rodelas de laranja, morango, limão, maçã na jarra, copo ou garrafa.

Consuma alimentos ricos em água

Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contenham água na composição. Algumas opções são melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. Esses alimentos ajudam a manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proporcionar uma sensação de frescor.

Diminua o consumo de sal

Exagerar no sal nunca é uma boa opção, principalmente no calor. Os rins tentam manter o organismo com uma proporção de água e sal. Quando o corpo está ingerindo muito sal, eles começam a reter mais água para equilibrar essa proporção. Essa retenção de líquido causa inchaço e desconforto.

Evite bebidas alcóolicas

Embora algumas bebidas com álcool pareçam refrescantes, quando ingeridas em excesso, podem elevar a possibilidade de desidratação do corpo. Fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som são alguns sintomas da ressaca que podem ser evitados.

A dica é: se for beber, o ideal é maneirar na quantidade e ingerir água entre os goles das bebidas alcóolicas. Isso auxilia no processamento do álcool pelo fígado e evita a ressaca.

Aposte em bebidas não alcóolicas

Como dito anteriormente, álcool não é uma das melhores bebidas do verão para manter-se hidratado. O ideal é, além da água, ingerir sucos naturais, água de coco e chás gelados que vão ajudar o corpo na hidratação e melhor funcionamento do organismo.

Bebidas isotônicas também são ótimas opções, pois ajudam a repor nutrientes importantes principalmente após a prática de atividade física. No entanto, não deve ser consumida em grande quantidade.

Confira mais dicas de hidratação e da importância de beber água mesmo sem sede no episódio do Ativa Idade, no canal do youtube da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):