Cidade de São Paulo terá série de atividades para o Dia Mundial da Aids

Iluminação de prédios públicos, mensagens nos relógios de rua, ações de testagem nas unidades municipais de saúde são algumas das iniciativas

Para celebrar o Dia Mundial da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (Aids), nesta quarta-feira (1º), a Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) organizou uma série de atividades.

Neste ano, a principal ação da coordenadoria foi a inauguração antecipada do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, o CTA da Cidade, no último domingo (28), em evento realizado no Minhocão.

As atividades seguem nesta terça-feira (30), com a exibição de mensagens de prevenção em totens de cinco shoppings de grande porte da capital paulista. E de hoje até o dia 4 de dezembro, diversos monumentos e prédios públicos da capital, como a sede da prefeitura, Vale do Anhangabaú, pontes Estaiada e das Bandeiras, Monumento às Bandeiras, entre outros, receberão iluminação especial na cor vermelha.

Na imagem há um ônibus laranja da CTA da cidade. Ao lado do ônibus há mesas com cadeiras e algumas pessoas em pé vestidas de preto.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante foi inaugurado neste ano (Foto: Divulgação/SMS)

Durante toda a quarta-feira, 1º de dezembro, os relógios de rua da cidade apresentarão o laço estilizado da Coordenadoria de IST/Aids, versão do símbolo global da luta contra a Aids com as cores da cidade de São Paulo (vermelho, preto e branco). Na avenida Paulista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrará o laço vermelho no painel digital da fachada do prédio. Neste dia, os apresentadores da TV Gazeta também utilizarão os laços durante toda a programação do canal.

Ao longo do Dezembro Vermelho, campanha voltada à conscientização sobre o tema, haverá exibição de mensagens de prevenção nos relógios de rua e em shoppings da cidade, iluminação de prédios públicos, testagem rápida do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) por toda a capital paulista, seminário de pesquisas e outras iniciativas.

Durante a primeira semana da campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os serviços da RME vão intensificar a divulgação e a realização de testes rápidos de HIV, bem como a distribuição de preservativos internos e externos. As unidades da RME estão ainda articulando parcerias locais para a oferta de kits gratuitos de autoteste de HIV, em locais de sociabilidade da população mais vulnerável ao vírus, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis e profissionais do sexo.

Seminário de Pesquisas

Na quinta-feira (2), a coordenadoria realizará a 13ª edição do Seminário de Pesquisas em IST/Aids, que acontece pela segunda vez de forma virtual. No evento, serão apresentados os dados finais e parciais dos principais levantamentos que acontecem nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de São Paulo.

No seminário, também será lançado o 16º Inventário de Pesquisas, que reúne todos os estudos realizados na RME, bem como os trabalhos da coordenadoria e dos profissionais que atuam nas unidades municipais de saúde especializadas em IST/Aids apresentados em eventos científicos neste ano. Ao final do evento, será realizada a entrega do selo de qualidade, como forma de reconhecimento pela participação nos processos de avaliação externa de qualidade de teste rápido para as unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo.

Todas as ações do Dia Mundial da Aids podem ser acompanhadas pelas redes sociais Secretaria Municipal da Saúde (Facebook, Instagram e Twitter - @saudeprefsp) e pelo site do da pasta.