Saiba quais são os prazos para aplicação da segunda dose de cada vacina contra a Covid-19

Intervalos dos imunizantes foram reduzidos para que as pessoas completem a vacinação o quanto antes

O ciclo vacinal contra a Covid-19 é composto por três etapas: a aplicação da primeira dose (D1), da segunda dose (D2) e a da dose adicional (DA), para quem já puder receber o reforço.

Completar este esquema é fundamental para garantir a proteção recomendada contra os sintomas graves da doença. Com a descoberta da variante ômicron, o município tem ainda mais urgência em aumentar a cobertura e concluir a vacinação de toda a população.

LEIA TAMBÉM: Secretaria Municipal da Saúde estabelece novas ações contra a Covid-19

Por isso, como forma de garantir que mais pessoas completem a vacinação o quanto antes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reduziu o intervalo para aplicação de segunda dose de cada imunizante.

Atualmente, os prazos para a segunda aplicação são:

Coronavac: 15 dias após a 1ª dose.

AstraZeneca: Oito semanas (56 dias) após a 1ª dose. (Excepcionalmente, na ausência da AstraZeneca, podem ser utilizadas as vacinas da Pfizer para a aplicação da segunda dose).

Pfizer: 21 dias após a 1ª dose.

Vale lembrar que qualquer pessoa com mais de 12 anos pode receber a primeira dose, caso ainda não tenha recebido. Para os adolescentes, agora tem vacinação até nas escolas municipais e estaduais, e eles podem se vacinar sozinhos, levando uma autorização assinada pelo responsável, conforme modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.

Janssen: Dois meses após a dose única.

A aplicação pode ser feita com o imunizante da Pfizer e mulheres que foram vacinadas com Janssen e atualmente estão gestantes ou tiveram bebê recentemente, deverão receber exclusivamente a dose da Pfizer.

Dose de reforço
Na capital, podem receber a dose adicional as pessoas com mais de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses.

Para aplicação da dose adicional, basta comparecer a um posto de vacinação do município com documento de identificação e o cartão de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital.

Todos os endereços dos postos de vacinação da capital estão disponíveis nesta página.