Minhocão recebe o novo CTA da Cidade

Unidade itinerante oferece todos os serviços de um Centro de Testagem e Aconselhamento padrão e neste domingo realiza edição especial do projeto PrEP na Rua

Antecipando uma das ações preparadas pela Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Dia Mundial da Aids, celebrado em 1º de dezembro, neste domingo (28), será inaugurada a unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade. O evento que contará com uma edição especial do projeto PrEP na Rua será realizado das 11h às 16h, no Minhocão.

O CTA da Cidade é uma iniciativa inédita na capital paulista e se deslocará pelo município oferecendo todos os serviços existentes nas outras 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME). Assim como na PrEP na Rua, o objetivo é diminuir as barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Com uma estrutura robusta, a unidade móvel terá áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

Serão oferecidos também exames para clamídia e gonorreia, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, serão passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.

“O CTA da Cidade vem para reforçar esse impacto positivo do projeto PrEP na Rua, levando uma estrutura completa de atendimento para onde estão as populações mais vulneráveis, em dias e horários alternativos”, celebra Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes na ação. Disponível no SUS desde janeiro de 2018, tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).

Além de todos os serviços já citados, estarão disponíveis no novo CTA: camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.

Serviço
Inauguração do CTA da Cidade

Data: domingo, 28 de novembro
Horário: das 11h às 16h
Onde: elevado Presidente João Goulart, Minhocão. Próximo à estação de Metrô Marechal Deodoro.
O que: diagnóstico para HIV, hepatites B e C, sífilis e demais ISTs, profilaxia pré e pós-exposição para HIV, atendimento e acolhimento aos pacientes, orientações e encaminhamentos aos serviços da RME, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas externas e internas e gel lubrificante.