Tratamento do câncer de próstata é oferecido gratuitamente pelo SUS

Dois exames são solicitados inicialmente para investigar a presença da doença

Com mais de 14 mil óbitos por ano, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. A campanha de novembro azul tem como propósito conscientizar quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.

Por medo, vergonha ou mesmo falta de informação, muitos homens optam por não conversar sobre o assunto. Essa dificuldade em se expor faz com que demorem para realizar exames de rotina, resultando em atraso no diagnóstico de diversas doenças, incluindo o câncer.

Nos estágios iniciais, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas, mas com acompanhamento médico é possível realizar o diagnóstico precoce da doença.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata depende de diversos fatores, como estágio da doença e riscos para o paciente. Cada caso é avaliado pelo médico de forma individualizada.

Se o câncer está localizado apenas na próstata, o tratamento consiste em cirurgia oncológica e radioterapia. Quando da próstata o tumor já tiver se espalhado para outros órgãos, na chamada metástase, é indicado radioterapia junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita e integral, todas as modalidades de tratamento. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um urologista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Já os homens com fatores de risco como histórico familiar de câncer de próstata e/ou obesidade, devem antecipar a consulta para os 45 anos.

Ao procurar um profissional da saúde, dois exames iniciais podem ser solicitados para investigar a presença da doença: o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).

No primeiro, o médico introduz o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto para avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. Já o PSA é verifica a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, que em níveis altos pode indicar câncer.

Além destes dois exames, podem ser solicitadas biópsias (análise dos tecidos) e outros exames que estão disponíveis na rede especializada de média complexidade da capital. O encaminhamento é feito pelas equipes das UBSs.

O exame de diagnóstico do câncer e a biópsia de próstata guiada por ultrassonografia estão disponíveis nos ambulatórios de especialidades, unidades dos Hospitais Dia e em todos os hospitais municipais, além de serviços privados conveniados e contratados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Mais informações podem ser obtidas em uma das 469 UBS da capital. A ferramenta Busca Saúde os endereços das unidades mais próximas da sua casa ou trabalho.