Capital atinge 100,1% do público adulto vacinado com duas doses ou dose única

Mais de 9,2 milhões de pessoas estão com o ciclo vacinal completo na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo chegou à marca de 100,1% de sua população adulta estimada com o esquema vacinal antiCovid completo nesta quarta-feira (24). Ao todo, são 9.237.242 pessoas com duas doses ou a dose única.

Também foram vacinadas 10.016.009 pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose ou dose única, representando cobertura vacinal de 108,5%.. Em relação à dose adicional (DA), 1.207.031 foram aplicadas no público elegível. No total, o município contabiliza 21.396.333 doses aplicadas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, esse índice é um marco para o município de São Paulo. “Estamos à frente de muitos países europeus, por isso, a cidade tornou-se a capital mundial da vacina. Só conseguimos chegar até aqui porque contamos com profissionais qualificados e com expertise na logística de vacinação. Agora, o foco será alcançar 100% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, com o ciclo vacinal completo”, disse.

Na cidade de São Paulo, 895.006 adolescentes de 12 a 17 anos receberam a primeira dose, o que corresponde a 106% da população estimada para essa faixa etária. O município alcançou 43,8% dos adolescentes vacinados com a segunda dose, com um total de 369.353 doses aplicadas.

O intervalo para recebimento da segunda dose é de 15 dias para a vacina CoronaVac, oito semanas (56 dias) para AstraZeneca e 21 dias para a Pfizer.

A SMS reforça que, mesmo com o avanço da vacinação e a queda no número de casos, óbitos e internações por Covid-19, é importante que todos os protocolos de biossegurança sejam respeitados, para garantir a saúde e a proteção de todos. É fundamental que as pessoas mantenham o distanciamento social, evitando aglomerações, usem máscaras e adotem medidas de higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

É recomendado à população que acompanhe na platafotma De Olho na Fila a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes. 

A lista completa de postos pode ser encontrada na página Vacina Sampa.