Dar risada beneficia a saúde mental e física, além de ajudar na socialização

Todo o corpo trabalha para que o riso saia, causando uma sensação de bem-estar e relaxamento

Neste sábado (6), é comemorado o Dia Nacional do Riso e há quem diga que rir é uma das melhores alternativas para viver bem, afinal, nada melhor do que dar aquela gargalhada de doer a barriga para sentir o bem-estar daquele momento engraçado.

Dar risada é considerado benéfico para a saúde, melhorando o humor e diminuindo a intensidade do estresse físico e emocional. Quando rimos, a parte da frente do cérebro, conhecido como lobo frontal, ajuda a interpretar as informações e decidir se são engraçadas. Isso desencadeia uma resposta no sistema límbico, responsável por controlar sentimentos como prazer e medo e aí ele estimula o córtex motor, que gera a resposta física do riso: a caixa torácica se contrai de maneira rápida, empurrando o ar, e, assim, sai a gargalhada.

Todo esse processo altera as endorfinas que circulam no corpo. A adrenalina associada ao medo e à ansiedade diminui significativamente. Em longo prazo, os níveis de cortisol, hormônio do estresse, também diminuem. Já os responsáveis pelo bem-estar, como dopamina, serotonina e endorfina aumentam. Essa mudança pode gerar uma sensação de alívio da dor e relaxamento, que pode perdurar por até 45 minutos.

Na imagem há várias pessoas vestindo jaleco branco do SUS, máscara de proteção e estão posando para a foto. Algumas pessoas estão com os braço levantados e usam nariz de palhaço e rosto pintado.

Projeto Agentes da Alegria proporciona boas risadas para pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) (Foto: SMS)

Rir faz bem para o corpo

Os benefícios da risada vão muito além da saúde mental, pois o corpo todo trabalha para que o ato de rir aconteça. Para rir, a pessoa inala mais oxigênio, que chega em todas as células cerebrais e do corpo. Uma risada leve contrai cerca de 12 músculos do rosto, a quantidade dobra em uma gargalhada, podendo ativar cerca de 80 músculos se outros músculos como os do tórax, pernas e garganta forem ativados.

As endorfinas liberadas são capazes de estimular o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo. Além disso, como a frequência cardíaca aumenta, o sistema cardiovascular também é melhorado.

Rir conecta as pessoas

Além de toda a ação fisiológica causada pelo riso, ele é uma importante forma de conexão com outras pessoas. Isso porque é mais provável dar risada na companhia de alguém do que sozinho. Se você ouvir outra pessoa rindo será contagiado rapidamente, porque dificilmente conseguirá ficar sério. Sorrir pode gerar mais empatia e confiança nas pessoas a sua volta e pode ajudar a resolver conflitos.