Hipertensão é o principal fator de risco para AVC

Estilo de vida implica diretamente no surgimento da pressão alta; saiba como mudar alguns hábitos e prevenir um acidente vascular cerebral

Popularmente conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é reduzido ou bloqueado, causando perda de funções neurológicas.

O controle da pressão arterial tem papel fundamental na prevenção do AVC, visto que seu principal fator de risco é a hipertensão.

Por sua vez, a hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT) que causa um aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo.

Em fundo branco há um medidor de pressão arterial na cor preta com relógio e bombinha para apertar.

Medir a pressão arterial com frequência é uma forma de averiguar possíveis descontroles (Foto: Divulgação)

A doença pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos e tem como fatores de risco a má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo, estresse, glicemia elevada, colesterol, triglicérides e sobrepeso.

O coração é o órgão mais afetado com o descontrole da pressão, porque não recebe sangue e oxigenação suficiente. Além do AVC, a hipertensão pode provocar infarto, aneurisma arterial, e insuficiência renal e cardíaca.

A aferição da pressão arterial é feita por um aparelho chamado esfigmomanômetro, colocado em volta do braço, e um estetoscópio para ouvir os sons do peito. O primeiro número é registrado como pressão máxima e deve estar em 12 mmHg (milímetros de mercúrio). O segundo número é a pressão mínima e o ideal é que fique em torno de 8 mmHg.

A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. Dessa forma, os valores 12 por 8 são considerados como uma pressão saudável e que deve ser mantida.

Seja 12 por 8

Um estilo de vida saudável é o principal fator para controlar a hipertensão. Confira 6 dicas para manter a pressão arterial controlada.

Mantenha uma alimentação saudável: reduzir a ingestão de sal e sódio de produtos industrializados é essencial para driblar a pressão alta. Consumir vegetais, frutas, legumes e grãos integrais nas refeições diárias também é uma forma de combater a elevação da pressão.

Pratique atividades físicas regularmente: ser sedentário não é bom para ninguém, muito menos para quem tem pré-disposição para a doença. Fazer exercícios físicos regularmente coloca o corpo em movimento e ajuda no controle do peso, evitando a obesidade, que é fator de risco para a hipertensão.

Faça um acompanhamento médico: o acompanhamento regular com o médico é importante para obter o diagnóstico precoce da hipertensão. O SUS oferece o diagnóstico e tratamento da hipertensão nas Unidades Básicas de Saúde da capital.

Não fume: o cigarro causa inúmeros problemas de saúde e é ainda mais nocivo para quem sofre com pressão alta, pois o hábito de fumar está associado ao surgimento de doenças cardiovasculares que podem ser intensificadas com o uso do tabaco.

Diminua ou elimine o consumo de bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial, pois prejudica o bombeamento de sangue pelo corpo. É recomendado limitar o consumo diário ou até mesmo eliminar o álcool da dieta.

Tenha momentos de lazer e durma bem: o estresse é um catalisador de problemas de saúde, podendo agravar ou até causar hipertensão. Ter momentos de lazer e boas noites de sono ajuda a diminuir a tensão do cotidiano e relaxa o corpo e a mente.