Prefeitura recebe cerca de 27 mil doses de vacinas antiCovid de municípios vizinhos

Itapecerica da Serra, Taboão da Serra e Guarulhos realizam transferência de doses da Pfizer para a capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai receber de municípios da Grande São Paulo, 27.150 doses do imunizante da Pfizer que estão próximas à data-limite de descongelamento. Desse total, 16.150 chegaram nesta quinta-feira (21) de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Outras 11 mil estão previstas para esta sexta-feira (22), vindas de Guarulhos.

A solicitação para o recebimento das doses foi feita pelo Governo do Estado, devido à grande capacidade de distribuição e aplicação que a capital possui. Atualmente, cerca de 90 mil doses são aplicadas diariamente. No auge da vacinação, o município chegou a aplicar 200 mil doses ao dia.

As cerca de 16 mil doses recebidas nesta quinta-feira já foram encaminhadas para os cinco Postos de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Padis) da capital e estão disponíveis para aplicação nesta sexta-feira. As outras 11 mil doses, que chegam nesta sexta-feira, serão recebidas no Centro de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Cadi) e distribuídas na sequência para as regiões.

As vacinas da Pfizer, atualmente, são utilizadas para a aplicação de primeira e segunda doses, doses de reforço, e na intercambialidade, quando há falta de AstraZeneca para completar o esquema vacinal.

O recebimento dos imunizantes pela capital garante o uso dessas doses antes da data-limite de uso após o descongelamento, que ocorre no próximo dia 2 de novembro. A transferência entre os municípios está dentro do planejamento do Programa Municipal de Imunizações (PMI), que utiliza um plano específico para aplicação das vacinas em tempo oportuno.

"A Prefeitura de São Paulo criou uma estrutura capaz de armazenar cerca de 4 milhões de doses de vacinas e dispõe de uma equipe própria para a logística de armazenamento e distribuição imediata em toda a capital. Neste momento, pode contribuir com outros municípios para não perder nenhuma dose da vacina contra a Covid-19", destacou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.