Cidade de São Paulo apresenta o Plano Municipal de Saúde 2022-2025

Íntegra do documento está disponível para conhecimento de todos os cidadãos

Após ter sido submetido ao Conselho Municipal de Saúde para apreciação, no dia 30 de setembro, o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 construído com a participação da sociedade está pronto e passa a nortear as políticas públicas da cidade de São Paulo e as ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nos próximos quatro anos.

A elaboração do documento, publicado no site da SMS, ocorreu ao longo dos últimos meses em diferentes etapas abertas pela plataforma online Participe+, envolvendo a população de todas as regiões da cidade e as equipes técnicas da SMS, que analisaram as propostas feitas pelos cidadãos conforme as realidades locais. O processo foi coordenado pela Assessoria de Planejamento (Asplan), com o apoio da Coordenação de Epidemiologia e Informação (Ceinfo), que colaborou com o diagnóstico da situação de saúde no município.

Na última etapa, encerrada em 9 de setembro, com todas as fases legais cumpridas e as consultas eletrônicas por subprefeitura concretizadas, as áreas técnicas analisaram a viabilidade de incorporação das sugestões feitas.

“O resultado final é um documento tecnicamente robusto, representativo e com metas desafiadoras que permitirão a comunicação transparente das ações da secretaria, o acompanhamento e controle pela sociedade civil e pelas instâncias participativas”, afirma o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido.

Construção ascendente, descentralizada e participativa
A elaboração do PMS 2022-2025 contemplou as perspectivas da população, diretamente impactada pelas políticas públicas em saúde e dos responsáveis por sua implementação, monitoramento e fiscalização. “A descentralização e a ascendência foram os princípios que guiaram esse processo de construção do plano pelas áreas técnicas e de escuta à população”, reforça o secretário.

No processo de participação social, os conselhos gestores dos territórios priorizaram as propostas resultantes da consulta pública aberta a todos. Depois, a população foi novamente consultada sobre quais deveriam ser as sugestões eleitas para cada região.

A elaboração de metas e ações pelas áreas técnicas também foi descentralizada. Além das áreas ligadas à estrutura central da SMS, as 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), com apoio das respectivas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e das escolas Municipal e Regionais de Saúde. Além de representar as demandas locais, o Plano Municipal de Saúde busca superar os desafios identificados por quem, de fato, os vivencia no dia a dia, utiliza os serviços da rede municipal, bem como dos profissionais que atuam nas unidades e na gestão da saúde.

O PMS 2022-2025 encontra-se publicado no site da SMS.
 

Para baixar o arquivo PDF, clique aqui.