PrEP na Rua retorna ao Minhocão neste domingo (29)

Ação no elevado Presidente João Goulart acontece a partir das 10h; a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma forma de prevenção ao HIV por meio de medicamentos

O projeto PrEP na Rua volta ao seu local de lançamento, o elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô, neste domingo (29). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, atenderá à população que queira iniciar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, das 10h às 14h.

O projeto foi lançado no dia 27 de junho no mesmo local, para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Na ocasião, 114 PrEPs foram iniciadas.

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Para dar início ao uso da PrEP, o cidadão passará por uma consulta com profissionais de saúde presentes na ação. Além da PrEP, a população poderá realizar testes rápidos para HIV e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

“O projeto PrEP na Rua tem conseguido ampliar o acesso de mais essa forma de prevenção, seja no centro da cidade ou em outras regiões, como nas duas ações que fizemos nas zonas sul e leste da cidade”, explica Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

Segundo dados da SMS, até o último dia 6, 13.304 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número representa praticamente um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil. “O número significativo de pessoas em PrEP na cidade de São Paulo é um dos fatores que contribuíram para a redução do número de novas infecções por HIV na capital nos últimos três anos”, explica Cristina.

Como começar a PrEP

O cidadão interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde, que avaliará sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

O resultado do teste rápido, tanto para indivíduos que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste de HIV, é dado por um profissional de saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que o munícipe seja acolhido na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Sobre o autoteste para HIV

O autoteste para HIV está disponível na rede especializada em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans e em organizações parceiras da SMS.

Com o kit, o teste pode ser realizado pelo próprio indivíduo com coleta de fluido oral. O resultado sai depois de 20 a 30 minutos. Essa nova ferramenta se soma à estratégia de prevenção combinada, ampliando a testagem para o HIV, e dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Serviço

PrEP na Rua no Minhocão

O que: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Elevado Presidente João Goulart, Minhocão. Próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô
Data: Domingo, 29 de agosto
Horário: Das 10h às 14h