O PAI da saúde de São Paulo é um verdadeiro herói

O Programa Acompanhante de Idosos da SMS é a segunda família de muitas pessoas com mais de 60 anos

Iniciativa do município de São Paulo, oficializado em 2008 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) visa atender a homens e mulheres em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social para apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.

Uma equipe multiprofissional realiza visitas domiciliares e auxilia os idosos participantes do programa em suas tarefas diárias, organiza os remédios e orienta atividades físicas a fim de proporcionar bem-estar e identificar as dificuldades de cada idoso.

As equipes contam com um assistente social (coordenador), um médico, um enfermeiro, dois técnicos/auxiliares de enfermagem, 10 acompanhantes de idosos, e um motorista.

Os acompanhantes vão à casa dos idosos participantes do programa e realizam atividades como mutirão de limpeza, reabilitação por meio de exercícios físicos e mudanças de hábitos que podem levá-los, por exemplo, ao risco de quedas.

O cuidado oferecido pelas equipes do PAI integra um projeto terapêutico singular, que reinsere idosos ao convívio social, trabalhando a autonomia e a qualidade de vida.

O PAI traz em seu histórico muitas mudanças de vidas e para se cadastrar basta procurar uma das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a cidade de São Paulo, que contam com equipe do programa.

Em virtude do Dia dos Pais, o programa Ativa Idade do canal do Youtube da SMS também apresenta o PAI. Confira!