PrEP na Rua chega ao Grajaú, na zona sul, neste sábado (7)

Projeto permite que usuários iniciem o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) fora de uma unidade de saúde

Após uma primeira ação bem-sucedida, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) leva o projeto PrEP na Rua ao Grajaú, na zona sul de São Paulo. A iniciativa busca expandir o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. A atividade será realizada no próximo sábado (7), no Centro Cultural do Grajaú.

A PrEP consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Para dar início ao uso da PrEP, o cidadão passará por uma consulta com profissionais de saúde presentes na ação. Além da PrEP, a população poderá realizar testes rápidos para HIV e retirar camisinhas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV.

“O projeto PrEP na Rua ajuda a ampliar a divulgação dessa forma de prevenção ao HIV. Fizemos uma primeira ação na região central, como parte do Mês do Orgulho LGBT+. Os resultados foram muito animadores, o que nos levou a expandir para outros locais da cidade, especialmente locais mais distantes da região central”, explicou Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids. O Grajaú é o distrito mais populoso de São Paulo, com 370 mil habitantes, também com o maior contingente de jovens.

Duas mulheres e um homem estão em frente a um cartaz colorido com a frase "Prep na Rua". Ao fundo, há uma árvore.

Em junho, a equipe de IST/Aids realizou a primeira edição do evento no Minhocão (Foto: Divulgação)

Na atividade realizada em 27 de junho, 114 pessoas deram início ao uso da PrEP, um número que superou as expectativas.

“A PrEP é uma das razões que explicam a redução no número de novos casos de HIV nos últimos três anos na capital paulista”, reforça Cristina.

Dados do dia 29 de julho revelam que 13 mil pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades da SMS. Isso é praticamente um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil.

Atualmente, os 26 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids oferecem a PrEP, além de outras 28 unidades municipais que são referência em hormonização para pessoas trans e travestis.

O esforço para conseguir ampliar o uso da PrEP também passou pela inclusão de mais categoriais profissionais que podem receitar a profilaxia. Para isso, a SMS publicou, em março e outubro de 2020, duas portarias que, entre outras providências, autorizam profissionais de enfermagem, farmacêuticos e cirurgiões dentistas a prescrever a PrEP.

A ação do dia 7 será feita em parceria com o Centro Cultural do Grajaú, equipamento da Secretaria Municipal da Cultura, e tem apoio da coletiva LGBT+ Travas da Sul.

Como a pessoa pode começar a PrEP
A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível gratuitamente no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

Sobre o Autoteste para HIV
O Autoteste para HIV está disponível na Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans e em organizações parceiras da Secretaria Municipal da Saúde.

Com o kit, o teste pode ser realizado pelo próprio indivíduo com coleta de fluido oral. O resultado sai de 20 a 30 minutos. Essa nova tecnologia se soma à estratégia de prevenção combinada, ampliando a testagem para o HIV, e dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Serviço:
PrEP na Rua no Grajaú
O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, teste rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Centro Cultural do Grajaú – Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252
Data: Sábado, 7 de agosto
Horário: Das 16h às 20h