Saúde faz mais de 100 PrEP para HIV em ação no Minhocão

Evento de lançamento de projeto externo de prevenção ao HIV realizado neste domingo (27) integra calendário do Mês Internacional do Orgulho LGBT+

Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT+, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também pode se orgulhar do evento realizado neste domingo (27) que marcou o lançamento do projeto PrEP na Rua, ação pioneira no Brasil ao oferecer o método de prevenção ao HIV fora de unidades de saúde.

Durante as quatro horas de atividade, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, 114 pessoas iniciaram o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida.

No evento que integra o calendário organizado pela SMS para o Mês Internacional do Orgulho LGBT+, também foram distribuídos 1.000 kits de autoteste para HIV e 240 testes rápidos foram realizados.

No centro da imagem temos um banner colorido com uma ilustração e a frase Prep na Rua Inicie Aqui, ao lado estão três profissionais, duas mulheres e um homem com camisetas brancas estampadas com o laço alusivo à Aids ao redor cadeiras, e ao fundo temos árvores e vista de prédios

 O Minhocão foi o cenário para a ação inédita no país; mais de mil pessoas foram atendidas pela equipe da Coordenadoria de IST/Aids da SMS (Foto: Divulgação)

“A primeira experiência de PrEP na Rua foi um sucesso, conseguimos ampliar o acesso e a divulgação da PrEP, e com certeza vamos replicar essa experiência pela cidade”, afirmou Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids no município de São Paulo.

Mais de 12 mil pessoas já iniciaram uso da PrEP na capital paulista, o que representa um terço das pessoas cadastradas nacionalmente. A ampliação do seu uso ajuda a explicar a queda no número de novos casos de HIV nos últimos três anos na cidade de São Paulo.

A PrEP está disponível gratuitamente no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids, mais conveniente, para o início do tratamento.

A SMS conta com 26 serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids que oferecem a PrEP para a população elegível. Há ainda 27 unidades que são referência para hormonização de pessoas trans e travestis que disponibilizam a PrEP para as pessoas que fazem acompanhamento nesses locais.

Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
Outra tecnologia disponível para prevenção ao HIV é a Profilaxia Pós-Exposição, a PEP, que deve ser usada quando a pessoa passar por situação em que possa ter sido exposta ao vírus, como quando a camisinha estourar, sair ou mesmo não for usada. Durante 28 dias a pessoa deve fazer uso de antirretrovirais para evitar a infecção pelo HIV.

Na ação realizada domingo, cinco pessoas que foram ao local receberam a PEP, já que haviam passado por uma situação de risco nas últimas 72 horas.

A PEP está disponível em mais de 80 unidades de saúde municipais. Saiba mais no site: https://prefeitura.sp.gov.br/istaids/pep

Para saber mais sobre a PrEP, acesse a página da Coordenaria de IST/Aids sobre o tema, ou ainda, assista ao episódio do programa Saúde para Todes sobre os dois métodos no canal da SMS no YouTube.

No vídeo abaixo, você vai conhecer a Aline Pilon, uma mulher trans e enfermeira que trabalha na Coordenadoria de IST/Aids da SMS. Ela conta sua história de vida e como hoje se orgulha em trabalhar fazendo a diferença para outras pessoas trans e travestis.