Jogos interativos da Cosap ensinam crianças sobre cuidados com os animais

Página de atividades interativas reúne caça-palavras, desenhos para pintura, jogo da memória e o Pac-pet, inspirado no antigo Pac-Man

Com a pandemia de Covid-19, pais e responsáveis tiveram que ver as escolas fecharem as portas para promoverem educação à distância, como uma das medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus. Foi preciso se reinventar para entreter as crianças em casa, principalmente as que sentiram mais dificuldade em se adaptar ao isolamento social.

Pensando nisso, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), que precisou suspender as atividades presenciais, teve a ideia de criar um canal com atividades interativas que auxiliassem os pais e professores a manter as crianças entretidas mesmo em casa, sem deixar o aprendizado de lado. "A gente sentiu uma necessidade imensa de manter o contato, manter esse vínculo com as escolas, as crianças e os professores", explica Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

LEIA TAMBÉM: Animais idosos adotados na Cosap têm direito a cartão de saúde

Todas as atividades interativas no portal, incluindo os jogos, são relacionadas ao aprendizado da guarda responsável; ou seja, a maneira certa de as pessoas cuidarem dos seus animais com responsabilidade. "A página nasceu com esses objetivos, de ajudar as crianças nessa história de distanciamento social, de ficarem trancadas dentro de casa, para aproveitar esse tempo em família e incentivar a criançada a proteger e respeitar os animais", ressalta Daniela Massolin, responsável pelo setor de Educação da Cosap.

Imagem da tela do jogo Pac-pet com fundo preto e estrelas verdes, remetendo a um cenário espacial. A tela do jogo é um labirinto azul com bordas amarelas. No canto superior direito há uma caixa escrito "verdade". Abaixo, alinhado à esquerda, há a foto de um porquinho e o texto "porcos são muito inteligentes"

Inspirado no antigo Pac-Man, o jogo Pac-pet promove aprendizado sobre animais (Foto: SMS)

Veja as atividades interativas disponíveis na página:
Desenhos para pintura: destinada aos mais novos, essa atividade oferece uma série de templates de desenhos de animais que os pais podem imprimir e pedir para as crianças colorirem. Após a pintura, eles ainda podem enviar fotos para o mural que a Cosap preparou no site, que já conta com a exposição de alguns trabalhos. Basta enviar a foto da pintura pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br, sem esquecer de mencionar o nome da criança e a idade.

Veja aqui o mural de desenhos!

Quiz “Você sabe o que é guarda responsável?”: direcionado aos mais velhos, que já conseguem compreender e interpretar texto, a atividade traz uma série de perguntas para testar o nível de conhecimento do jogador sobre guarda responsável. Qualquer pessoa pode realizar o teste! Depois de responder o quiz, a Cosap envia um retorno para o e-mail que a pessoa cadastrou, informando seu nível de conhecimento. Quem acertar todas as perguntas recebe um diploma para demonstrar que realmente sabe tudo sobre guarda responsável.

Jogo da memória: como um tradicional jogo que desafia a capacidade de memorização, essa atividade tem cartinhas para as crianças encontrarem os pares, mas com um diferencial: as cartas trazem imagens dos animais disponíveis para adoção na Cosap.

LEIA TAMBÉM: Mais de 300 cães e gatos do Centro Municipal de Adoção ganharam novo lar em 2020

Caça-palavras: nesta atividade, quem brincar precisa encontrar as palavrinhas que representam necessidades dos animais, como veterinário, atendimento, alimento, carinho, afeto, entre outras. São palavras que estão diretamente relacionadas à prática da guarda responsável.

Ligue os pontos: bastante simples para crianças menores aprenderem mais sobre os animais, essa atividade propõe relacionar cada parte do corpo do gato ou cachorro com a imagem exibida.

Pac-pet: recentemente disponibilizado na página, o jogo é inspirado no antigo Pac-Man, que fez muito sucesso alguns anos atrás e também era conhecido pelo nome de "come-come". Nesta versão, contudo, o objetivo é ler cada frase sobre os animais exibida embaixo do jogo e levar o personagem ao quadro de "Mentira" ou "Verdade", desviando dos inimigos no caminho. Dessa forma, além de se divertir, quem jogar também vai aprender um pouco mais sobre os bichinhos.

Vale pontuar que a atividade também é uma forma de os adultos, como pais e professores, relembrarem um jogo que marcou uma época. "A gente testou todos esses jogos com os funcionários e percebemos que quem acaba gostando muito são os adultos, porque é como reviver a infância", conta Analy.

Parceria com escolas
A página com atividades interativas já foi disponibilizada pela Cosap para as escolas que desenvolviam uma parceria antes da pandemia, com as atividades presenciais. A equipe do setor de Educação, contudo, segue disponível para novas parcerias com escolas e pais de alunos que tiverem interesse no conteúdo por meio do e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br e o telefone (11) 2974-7914.

Semanalmente, a Cosap vai adotar a política de disponibilizar novos jogos no portal. Além disso, uma programação também já está sendo trabalhada para quando as crianças voltarem a participar de atividades presenciais.