Site ‘De Olho na Fila’ mostra movimento da vacinação em tempo real

Capital lança plataformas digitais para otimizar fluxo e evitar aglomerações durante imunização; “Painel Covid-19” traz ainda dados de saúde e transparência

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e otimizara o processo de imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou nesta terça-feira (15) o site "De Olho na Fila", um serviço on-line que mostra o movimento nos postos de vacinação.

A plataforma permitirá que os munícipes vejam o melhor momento procurar um dos mais de 600 postos de vacinação na capital. Estão listados no sistema as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os drive-thrus, os mega postos, e outros locais de vacinação.

“É um serviço muito importante nesse momento em que a quantidade de pessoas a serem vacinas é muito grande. O cidadão ter acesso a uma informação que facilite o processo da vacinação, tanto para ele como para os nossos profissionais, é muito importante”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Outra novidade apresentada nesta terça-feira (15) foi o Painel Covid-19, uma ferramenta de transparência ativa para o monitoramento dos indicadores da pandemia na cidade que pode ser acessada clicando aqui.

Na página, o munícipe pode acompanhar, em um painel interativo, dados epidemiológicos, de assistência, vacinação, além dos mapas de incidência da pandemia na cidade.

“Sob o ponto de vista da transparência ativa, o Painel Covid-19 é bastante importante para pesquisa, para que a imprensa possa ter todos os números da pandemia. O nosso boletim diário tem um conjunto de dados importantes, mas é mais restrito. Agora agregamos um conjunto de informações muito densas”, concluiu o secretário.

A SMS reforça que mesmo com as novas ferramentas é recomendado o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) com como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento. A medida diminui o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

A SMS reforça que para receber o imunizante é necessário apresentar um comprovante de residência na capital no ato da vacinação, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS. Dessa forma o município tem como garantir as doses para sua população. A vacinação avança, mas os imunizantes recebidos são contados e disponibilizados de acordo com a população de cada cidade.

Acesse a página Vacina Sampa e veja a relação dos grupos prioritários e de postos de vacinação abertos na capital.
 

Para conhecer as novas plataformas, basta clicar em  ‘De Olho na Fila’ ou Painel Covid-19