Saúde municipal oferece acompanhamento pós-Covid para usuários SUS

Mais de 16 mil pessoas egressas de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave estão sendo acompanhadas na capital

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece o serviço de reabilitação e acompanhamento de pessoas que tiveram Covid-19 e ficaram com alguma sequela da doença após a recuperação.

Bastante comum em indivíduos que se infectaram com o vírus, a chamada Síndrome pós-Covid pode reunir um ou vários sintomas persistentes, mesmo depois da fase mais aguda da doença, como falta de ar, cansaço, perda de olfato ou paladar, dores no peito, queda de cabelo, entre outros.

LEIA TAMBÉM: Sequelas pós-Covid precisam de atenção e tratamento

Esse acompanhamento realizado desde o início da pandemia de Covid-19 aos usuários do SUS, o Sistema Único de Saúde, na capital passou por uma reorganização nos serviços da rede em setembro do ano passado, para melhor atender à população necessitada. Atualmente, 16.764 pacientes egressos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), devido ao diagnóstico de Covid-19, estão sendo acompanhados nos serviços da Rede de Atenção à Saúde do Município.

Pessoas com qualquer sequela de Covid-19 podem procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital para solicitar atendimento. Inicialmente, a avaliação médica é realizada por teleconsulta pelas equipes de saúde. Em seguida, de acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado à rede especializada do município.

Nos casos de sequelas mais leves, que não oferecem tanto impacto às atividades de rotina, o acompanhamento é feito na própria UBS, com apoio de equipes multiprofissionais da Atenção Básica compostas por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e educador físico.

LEIA TAMBÉM: O que está por trás da perda do olfato e paladar com a Covid-19

Já em casos de sequelas moderadas e graves, o atendimento ocorre nos Centros Especializados em Reabilitação (CER), Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e ambulatório de especialidades médicas, entre outros serviços, também com apoio de equipe multiprofissional.

A SMS oferece, ainda, reabilitação no domicílio para pacientes acamados que necessitam de pelo menos uma visita semanal. Esse serviço é realizado por Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) e Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap).

Veja todos os endereços e detalhes de atendimento dos serviços de saúde da capital

É essencial manter o cadastro do SUS atualizado com dados de contato para possibilitar a comunicação com a equipe da UBS mais próxima do endereço de residência cadastrado.