Capital começa a vacinar contra a Covid-19 profissionais da educação com 45 e 46 anos

Primeira dose do imunizante será aplicada a partir desta quarta-feira (9) mediante apresentação de comprovantes de vínculo empregatício e residência na capital

Antecipando o calendário previsto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia desta quarta-feira (9) a vacinação de cerca de 18 mil profissionais de educação das redes estadual, municipal, privada e federal com 45 e 46 anos de idade.

Poderão ser imunizados profissionais com funções como secretários, auxiliares de serviços gerais, limpeza, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.

Para receber a vacina, todos deverão efetuar previamente seu cadastro no site Vacina Já Educação, com número do CPF, nome completo e e-mail. Também podem se cadastrar os servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.

Na rede estadual de educação, apenas a categoria de profissionais terceirizados deverá fazer o cadastro e para os demais profissionais, o QRCode será gerado e enviado ao e-mail informado, automaticamente, quando chegar a data da vacinação, sem necessidade de cadastro prévio.

Para as demais redes – municipal, federal e particular -, o cadastro é obrigatório. O sistema para validação das escolas já está aberto. No cadastro, os profissionais devem informar o número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.

No passo seguinte, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município, cargo ocupado e anexar o último holerite.

Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante VacinaJá Educação, este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade. Este código deverá ser apresentado no momento da vacinação, juntamente com documento de identificação e comprovantes de residência e vínculo empregatício na cidade de São Paulo.

Vale lembrar que o comprovante de endereço do município de São Paulo é exigido pela SMS no ato da vacinação. O novo requisito busca garantir a destinação das doses aos moradores da capital e deve ser apresentado para receber a primeira dose do imunizante. Caso o comprovante esteja no nome de algum parente, haverá a necessidade de demonstrar o grau de parentesco.

A vacinação deste grupo será realizada em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, cujos endereços estão disponíveis na plataforma Busca Saúde; nos megapostos com acesso a pedestres e ainda no período de operação dos postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru (operação suspensa neste momento).

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

Mega drive-thru e farmácias: suspensos temporariamente
Megapostos: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBS): vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.
AMA/UBS Integradas: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.

Para conferir a lista de endereços e outras informações sobre a campanha de vacinação, acesse a página Vacina Sampa.