Comprovante de residência será exigido para vacinação contra a Covid-19

Medida em vigor a partir desta sexta-feira (28) visa garantir a destinação das doses aos moradores da cidade de São Paulo

A partir desta sexta-feira (28), o comprovante de residência na cidade de São Paulo passa a integrar a lista de documentos obrigatórios para a vacinação contra a Covid-19. A medida é válida a todos os grupos elegíveis a partir de agora para a primeira dose e será aplicada em toda a rede de postos de imunização da capital.

A exigência anunciada nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) visa garantir que as doses recebidas pelo município sejam destinadas aos seus moradores.

O secretário da Saúde, Edson Aparecido, destaca que São Paulo foi a única cidade até hoje que não fez essa exigência, cumprindo todo o regramento do SUS. “Daqui pra frente, os grupos prioritários que serão vacinados têm grande quantidade de pessoas. A faixa etária está diminuindo progressivamente, são pessoas que, diferente de idosos, se deslocam com maior facilidade. Portanto, é natural que a cidade de São Paulo, que tem uma estrutura de vacinação muito grande, atraia pessoas de outras localidades", disse.

LEIA TAMBÉM: Drive-thrus reabrem para vacinação contra a Covid-19; veja grupos elegíveis

Os comprovantes de residência devem ser apresentados no ato da vacinação, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente com CPF e cartão SUS, bem como os comprovantes de elegibilidade para categorias profissionais, pessoas com comorbidades e deficiência permanente inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Caso o comprovante esteja no nome de algum parente, haverá a necessidade de demonstrar o grau de parentesco. Além disso, para aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose, não haverá a exigência do documento para a segunda.

Todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os postos drive-thru, os mega postos, os postos volantes e os demais equipamentos de saúde que integram a rede de mais de 600 pontos de vacinação passarão a exigir o comprovante de residência.

A SMS reforça que a medida é necessária para garantir a vacinação à população. A cada faixa etária ou grupo aberto na campanha, o contingente aumenta e as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, que faz a distribuição, são contadas.

Vale lembrar que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.

Todas as informações e detalhamento sobre a vacinação contra a Covid-19 na capital paulista podem ser consultadas na página Vacina Sampa.