Pré-natal: O exercício da maternidade começa antes do nascimento do bebê

Na capital, as 468 UBSs oferecem o acompanhamento que permite identificar precocemente doenças maternas ou fetais e garantir a saúde de mães e filhos

Gerar uma vida é uma dádiva e a gestação é um período de muitos cuidados na vida da mulher. Em idade fértil e com a vida sexual ativa, imediatamente à constatação de um atraso da menstruação, a mulher deve procurar confirmar se está grávida ou não, e iniciar o pré-natal.

Para isso, basta pegar seus documentos pessoais ou o cartão SUS e procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da sua residência. Na cidade de São Paulo, são 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que oferecem atendimento integral à mulher.

Na UBS, a paciente poderá ter o seu teste de gravidez realizado durante o atendimento. Em caso positivo, o processo é iniciado. A gestante é cadastrada para início de seu pré-natal e novos exames são solicitados.

Na lista estão exames de sangue para pesquisa de anemia, diabetes, hepatite B e C, sífilis, HIV e outras doenças ou alterações; a ultrassonografia obstétrica inicial e também exame de urina. Segundo a área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a infecção urinária é uma das principais causas de bebês prematuros.

O pré-natal é o momento em que a gestante será avaliada e examinada por profissionais de saúde com o objetivo de diagnosticar precocemente qualquer alteração que possa interferir na gravidez.

Foto de uma barriga de grávida com fundo branco. A foto foca na barriga de uma mulher. Ela usa saia e blusa curta na cor preta e segura a barriga suavemente com as mãos

O pré-natal deve ser iniciado logo após a confirmação da gravidez (Foto: Pixabay) 

Iniciando precocemente o acompanhamento de pré-natal com uma série de exames, prescrições e encaminhamento de acordo com a necessidade, a gestante receberá informações sobre prevenção de doenças que podem afetar seu bebê, como a hipertensão arterial, diabetes, sífilis, HIV, toxoplasmose, hepatite e outras. Se houver risco pré-existente ou se a doença for diagnosticada nesta fase, a chance de cura será muito maior. Um requisito muito importante é não faltar às consultas e exames agendados.

Quando a gestante é considerada de baixo risco o acompanhamento é realizado, alternadamente, a cada mês, pelo médico e enfermeiro. O intervalo de consultas varia de acordo com o caso. Em geral, a consulta é mensal até o 7º mês e após este prazo as consultas se tornam mais próximas.

Se for de alto risco, a grávida será acompanhada, ainda, por um médico especializado. E esse cuidado vai da concepção até o parto do bebê. Sim, o pré-natal não tem “alta”, só termina no dia em que o bebê nasce. Cada fase da gestação é marcada por dúvidas, sintomas e receios e a futura mamãe não precisa ter medo de perguntar ou procurar ajuda.

No município, além das 468 UBSs, mais de 1.574 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 151 equipes de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) visam fortalecer a Atenção Básica na cidade de São Paulo.

Com a diretriz de Planejamento Reprodutivo da SMS, as pacientes contam com maior acesso aos métodos contraceptivos e podem planejar sua família para o momento certo. A cidade de São Paulo também disponibiliza o canal Alô Mãe, pelo número 0800 200 0202.

As teleoperadoras do serviço gratuito são enfermeiras especializadas em obstetrícia que darão todas as orientações e encaminhamentos necessários para cada caso ou dúvida das mamães.

Dicas fundamentais para as gestantes

Ficar atenta a:

  • Alimentação e hidratação.
  • Ganho de peso e inchaços.
  • Movimentação do bebê.

E também:

  • Praticar exercícios físicos regulares: mesmo que somente caminhadas.
  • Entender e seguir as receitas e calendário de consultas e exames.
  • Não faltar à agenda do pré-natal.
  • Não ter vergonha ou receio de contar ou perguntar algo. Toda dúvida deve ser respondida.

A maternidade e a Covid-19
O receio natural da Covid-19 pode gerar atrasos no acesso ao diagnóstico e tratamento tanto da doença causada pelo coronavírus como de qualquer intercorrência do pré-natal. Mesmo no ápice da pandemia, o serviço não foi interrompido.

Os casos de gestantes e puérperas com indícios de Covid-19 estão sendo monitorados com contatos telefônicos pelas unidades de saúde e pelo protocolo de medicamentos e cuidados necessários para os casos que podem permanecer em residência.

A gestante deve procurar uma unidade de saúde se houver dúvidas sobre sintomas respiratórios. As equipes estão prontas prioritariamente para este atendimento.

As maternidades do município de São Paulo, tanto sob gestão municipal ou estadual, mesmo seguindo o critério de proximidade da residência da gestante, estão aptas para atender, internar ou encaminhar todas as gestantes para hospitais com maior recurso. Os leitos especializados para o atendimento Covid-19 estão sendo adaptados constantemente para receber estas pacientes.

Os cuidados fundamentais de distanciamento social, utilização de máscaras e higienização constante das mãos e das superfícies devem ser redobrados pela gestantes e puérperas e às mães também cabe orientar os seus filhos para esse gesto de saúde, amor e cuidado consigo e com o próximo.