5 dicas para a prevenção e combate à hipertensão arterial

Mudança de hábitos e acompanhamento médico ajudam a manter a pressão arterial sob controle

A hipertensão é uma doença crônica não transmissível (DCNT) que não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Os sintomas normalmente aparecem quando a pressão sobe muito, podendo causar dores no peito, dor de cabeça, tonturas e visão embaçada, entre outros sinais.

Dentre os principais fatores de risco estão a má alimentação, o consumo em excesso de sal e sódio, sedentarismo, ingestão de álcool, tabagismo ou narguilé, estresse, depressão e má qualidade do sono.

A ajuda de um especialista é indispensável para determinar um método adequado para cada caso, indicando algum tipo de medicamento específico com o objetivo de não deixar a pressão descontrolada e ultrapassar os níveis considerados bons, como a média de 12 por 8.

 Arte com fundo azul representando as cinco dicas para ter uma boa pressão arterial: boa alimentação, diminuir o consumo de sal e sódio, fazer exercícios, reduzir o consumo de álcool e tabaco e dormir bem

A elevação da pressão arterial igual ou maior que 140 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio) é um sinal de alerta e devemos pensar em um quadro de hipertensão instalada.

As pessoas hipertensas não devem interromper o tratamento sem acompanhamento ou orientação de um profissional. Mesmo em caso de melhora, o remédio precisa completar o seu ciclo de atuação.

Medicamentos para diabetes, colesterol e hipertensão são de uso contínuo e devem ter horários respeitados. Seja de 12 em 12 horas ou apenas uma vez ao dia, mantenha a regularidade.

Além de contínuos, os cuidados com doenças crônicas, como é o caso da hipertensão arterial, devem ser redobrados no contexto da pandemia, seja com a saúde física ou mental. Como a pressão alta pode agravar o quadro da Covid-19, é preciso intensificar os cuidados preventivos.

Confira as dicas para manter a pressão sob controle:

  • Mantenha uma alimentação saudável, controle seu peso corporal e evite o sobrepeso;
  • Reduza a ingestão de sal e sódio de produtos industrializados;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Diminua o consumo de álcool e tabaco;
  • Durma bem e cuide de sua saúde mental.