É gripe ou resfriado?

Confira perguntas e respostas e saiba como diferenciar as doenças infecciosas mais comuns

Bastou um nariz escorrer, o corpo esquentar, aparecer uma tosse ou crise de espirro para alguém perguntar ou anunciar: é gripe, é resfriado. Mas afinal, qual é qual?

Gripes e resfriados são doenças infecciosas. A gripe é causada pelo vírus Influenza e o Rhinovírus é o principal responsável pelo resfriado, mas também pode ser provocado pelo parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), que geralmente acometem crianças.

A intensidade dos sintomas de uma e outra também faz a diferença, e, no caso da gripe, eles são muito mais fortes. A gripe é uma doença séria que pode progredir para uma pneumonia que, segundo dados do Ministério da Saúde, é responsável por um grande número de internações hospitalares, por isso, tem tratamento específico e até vacina com campanha nacional de imunização.

Anualmente, quando o inverno se aproxima, a vacina da gripe é aplicada pela rede pública para os grupos considerados mais vulneráveis, como gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), idosos e crianças menores de cinco anos de idade, pacientes transplantados, com problemas renais ou pulmonares, cardiopatas, hipertensos, diabéticos, indígenas, idosos, obesos e pessoas com baixa imunidade. Ela previne contra os três tipos principais de vírus Influenza em circulação.

Diferenças básicas entre gripes e resfriados
O resfriado costuma surgir lenta e gradativamente. Já a gripe surge sempre de forma repentina, que “derruba” a pessoa. Sintomas como espirro e coriza são quadros típicos de resfriados, e não de gripe.

Resfriados e gripes têm prevenção parecida: lavar bem as mãos com água e sabão, uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. No caso da gripe, a vacina é uma grande aliada.

LEIA TAMBÉM: Cansaço, febre e dores no corpo: dengue ou Covid?

Contudo, e principalmente em tempo de pandemia de uma infecção respiratória como a Covid-19, é necessário procurar atendimento médico aos primeiros sintomas. Tosse e febre juntas precisam de exames imediatos.

Na capital paulista, são 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) onde o munícipe pode procurar atendimento. Para encontrar o equipamento mais próximo, basta acessar a ferramenta Busca Saúde.

Para saber diferenciar a gripe e o resfriado, confira as respostas para as dúvidas mais frequentes.

É gripe!

Quais os sintomas da gripe?
Inicia-se, em geral, com febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Como se transmite a gripe?
O vírus Influenza pode ser transmitido de forma direta, pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar, ou de modo indireto, pelas mãos, que, em contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, o nariz e os olhos.

Por quanto tempo o vírus Influenza permanece em superfícies?
Sabemos que alguns vírus ou bactérias vivem por duas a oito horas em superfícies. Lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

Como tratar a gripe?
Pessoas com gripe devem beber bastante água e descansar. A maioria dos pacientes se recupera dentro de uma semana. Os medicamentos antivirais para a gripe podem reduzir complicações e óbitos, embora os vírus do tipo Influenza possam desenvolver resistência aos medicamentos. Eles são especialmente importantes para grupos de alto risco.

Existem outros quadros que podem ser confundidos com a gripe?
Outra doença com sintomas parecidos e que pode ser confundida com a gripe é a rinite alérgica. Os principais sintomas são espirros, coriza, congestão nasal e irritação na garganta. A rinite alérgica não é uma doença transmissível e sim crônica, provocada pelo contato com substâncias que causam alergia (poeira, pelos de animais, poluição, mofo e até alguns alimentos, como a pimenta).

É resfriado!

Quais os sintomas do resfriado?
Apesar de semelhantes aos da gripe, os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Eles incluem congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A tosse, quando aparece, é na fase final. A febre é menos comum e ocorre em temperaturas abaixo de 38 graus. Já o espirro, a coriza e o nariz vermelho são características peculiares do resfriado, que se instala de forma lenta e gradativa, enquanto a gripe chega de forma repentina e rapidamente "derruba" a pessoa.

Como se transmite o resfriado?
O resfriado se transmite da mesma forma que a gripe, ou seja, pelo contato direto com as secreções de uma pessoa infectada ou ainda indiretamente, quando as mãos tocam superfícies contaminadas e levam o vírus para o nariz, olhos ou boca. As medidas preventivas utilizadas para evitar a gripe também devem ser adotadas para prevenir os resfriados.

Como cuidar de um resfriado?
Quem fica resfriado pode se tratar em casa com repouso, boa hidratação, alimentação saudável, além de antitérmicos e analgésicos de costume, quando necessário. Resfriados duram em média de dois a quatro dias e a gripe persiste por sete dias em média.