Primeira usina geradora de oxigênio em unidade de saúde da capital inicia operação

Equipamento foi instalado no Hospital Municipal Capela do Socorro; ao todo, serão 19 usinas capazes de produzir 9 mil metros cúbicos por dia, suficientes para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de UTI

A primeira das 19 usinas geradoras de oxigênio em unidades de saúde para reforço no combate à pandemia da Covid-19 foi entregue nesta quarta-feira (31) pela Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O equipamento gerador foi instalado no Hospital Municipal Capela do Socorro, que deve receber uma segunda unidade em 10 de abril.

No cronograma da SMS, além dessas duas unidades, outras cinco usinas deverão ser entregues até o dia 15 de abril e vão atender o Hospital Municipal Sorocabana, a UPA Jabaquara e três hospitais dia: HD Tito Lopes, HD Flávio Gianotti e HD M'Boi Mirim II.

O equipamento gerador foi instalado no Hospital Municipal Capela do Socorro, que deve receber uma segunda unidade em 10 de abril

O equipamento gerador foi instalado no Hospital Municipal Capela do Socorro, que deve receber uma segunda unidade em 10 de abril (Fotos: Alexandre Moreira)

 

Outras 12 unidades serão instaladas até 30 de abril nos seguintes Hospitais Dia: Itaim Paulista, São Matheus (Tietê II), São Miguel, Brasilândia, Butantã, Lapa, Mooca, Penha, Vila Prudente, Campo Limpo, Cidade Ademar e M'Boi Mirim I.

Juntas, as 19 usinas terão capacidade para produzir 9 mil metros cúbicos de oxigênio por dia, o que equivale a 900 cilindros. O volume é suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de UTI nos hospitais municipais, hospitais dia e unidades de pronto atendimento (UPAs). A medida representa um investimento de R$ 9.536.720,00, com retorno do capital em três anos.

Além das usinas, a cidade contou também com a doação de 400 cilindros de oxigênio feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Eles já estão sendo utilizados no atendimento inicial a pacientes de Covid-19 nas AMAS, UPAs e Hospitais Dia.

Foto da miniusina de oxigênio no HM Capela do Socorro. Ela é composta por um container metálico e dois cilindros grandes, brancos, na parte de fora do container.

Miniusinas vão ajudar no abastecimento de oxigênio em leitos de enfermaria e UTI