Hospitais veterinários públicos atenderão somente urgências e emergências na fase vermelha

Distribuição de senhas para outros atendimentos não ocorrerá enquanto a cidade estiver na fase mais restritiva

Foto da fachada do Hospital Veterinário da Zona Sul. O prédio é de tijolinhos. Tem uma porta grande de vidro com uma placa em cima onde está escrito Hospital Público Veterinário Cães e Gatos. Do lado direito da foto aparecem alguns arbustos

Os hospitais veterinários atenderão casos de urgência e emergência durante a fase vermelha (Foto: Edson Hatakeyama)

 

Os três hospitais veterinários públicos da cidade de São Paulo atenderão exclusivamente os casos de urgência e emergência durante a fase vermelha, a mais restritiva das medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Durante o período, que começa neste sábado (6) e vai até 19 de março, não ocorrerá distribuição de senhas para outros atendimentos. As cirurgias eletivas também estarão suspensas.

A triagem para os atendimentos de urgência e emergência estará disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30. A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) informa que apenas uma pessoa terá a entrada autorizada para acompanhar o animal durante o atendimento e orienta a população que não forme filas em frente às unidades.

Os casos urgentes são aqueles entendidos como uma situação clínica ou cirúrgica, sem risco de morte iminente, mas que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave, como tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital (no caso de fêmeas).

Como emergência, são identificados os casos que implicam risco imediato de morte, que exigem tratamento nos primeiros momentos após sua constatação (atropelamento, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e gato que para de urinar).

 

A Cosap reforça, ainda, que todos os cuidados individuais para evitar a contaminação pelo coronavírus sejam adotados, como uso de máscara e álcool em gel, distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. Pessoas do grupo de risco devem evitar sair de casa.

UNIDADES

Hospital Veterinário da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194 - Parada Inglesa

Hospital Veterinário da Zona Leste
Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par - Tatuapé

Hospital Veterinário da Zona Sul
Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba