Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021 | Horário: 12:30

Saúde inicia vacinação para pessoas em situação de rua com 60 anos ou mais

A meta nesta etapa é vacinar cerca de 2.200 pessoas dessa faixa etária contra a Covid-19 na capital

Profissionais do Consultório na Rua farão a imunização do público atendido pelo programa e em abordagens das equipes (Foto: Edson Hatakeyama)

 

Nesta sexta-feira (12), antes mesmo do café da manhã no Núcleo São Martinho de Lima, no Belenzinho, dezenas de pessoas em situação de rua com mais de 60 anos aguardavam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A campanha de imunização realizada pelas equipes do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve início pontualmente às 8h.

Nesta etapa, a expectativa é vacinar 2.196 pessoas cadastradas no atendimento de saúde e de assistência social do município.

Primeiro a ser vacinado, João Santana, 63 anos, não escondia a emoção. Revelou que sempre buscou cuidados como o uso de máscara e álcool em gel e comentou: “Essa ação é ótima, porque somos os que mais necessitamos dos cuidados, estamos mais vulneráveis e expostos. Também nunca me deparei com esse momento de câmera, máquina fotográfica, microfone”.

Quem também veio às lágrimas ao ser vacinado foi o desempregado Cosme dos Santos Silva, 64 anos. “Queria abraçar meu netinho que nasceu e sei que não podia”, disse o pai de 7 filhos que sonha em abraçar o oitavo neto que nasceu na pandemia.

Pensionista que veio para São Paulo em busca de atendimento médico para um cisto na cabeça e encontrar familiares que lhe restam no interior, a baiana Ana Maria Aleixo, 63 anos, dorme no Albergue Aparecida e conta que não tinha esperança de ser vacinada. “Tem que se prevenir. Todo mundo precisa estar sempre de máscara, trocar, cuidar da higiene, da saúde que é o mais importante na vida da gente”, disse após tomar a vacina.

“O processo que se inicia hoje é muito importante porque é um grupo de alta fragilidade”, comentou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. “Na cidade temos 2.200 pessoas com mais de 60 anos que vivem nas ruas, mas nós contamos com o Consultório na Rua para nos dar suporte, nossas equipes vão até essas pessoas”.

O secretário destacou que todos possuem prontuário eletrônico e atendimento permanente pelas 26 equipes do Consultório na Rua que atuam no âmbito da rede de Atenção Básica, distribuídas nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).

Ao todo, cerca de 500 profissionais atuarão na logística utilizando 50 carros para deslocamento e vacinação. Essas equipes realizam abordagens e acompanhamentos em consultas e desenvolvem vínculos com as pessoas que vivem em situação de rua na capital paulista.

A vacinação será feita das 7h às 19h, nas 22 unidades do Consultório na Rua até que essa população, que já está cadastrada e tem vínculo com o programa, seja completamente vacinada. Todos recebem o comprovante de vacinação e a orientação de voltar ao mesmo local de vacinação para o recebimento da segunda dose. Uma cópia deste documento ficará com a SMS para controle e garantia da imunização.

“Esse dia é importante porque vamos superando todo o tipo de exclusão e as pessoas em situação de rua também exercem esse direito de receber a vacina”, reforçou o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, que também participou da ação. 

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entrega comprovante a João Santana, emocionado pela vacina (Foto: Edson Hatakeyama)

A pandemia na rua
Para o enfrentamento da Covid-19, durante o período de pandemia, as equipes de Saúde têm intensificado ações de abordagem com orientação sobre o novo coronavírus, prevenção, sinais e sintomas da doença. Além disso, tem sido realizada uma busca ativa de sintomáticos em locais de maior concentração de pessoas em situação de rua e monitoramento dos suspeitos/confirmados, para posterior encaminhamento aos Centros de Acolhidas. A distribuição de máscaras de tecido e itens de higiene, incluindo álcool em gel, também tem sido uma ação recorrente durante a pandemia.

Entre abril de 2020 e janeiro de 2021, as equipes dos programas Consultório na Rua e Redenção na Rua realizaram 182.751 abordagens de pessoas em situação de rua, 33.194 consultas médicas, e 79.948 avaliações multiprofissionais aos usuários cadastrados no programa.

collections
Galeria de imagens