Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021 | Horário: 13:32

Postos drive-thru recebem idosos de 85 a 89 anos para vacinação contra a Covid-19

A partir desta sexta-feira (12), doses estarão disponíveis também em todas as Unidades Básicas de Saúde da capital

Em mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta quinta-feira (11) a aplicação da primeira dose nos idosos de 85 a 89 anos nos cinco postos drive-thru montados na capital. A população estimada nessa faixa etária é composta por 89.088 pessoas.

Levados por familiares ou dirigindo o próprio carro, desde cedo eles começaram a chegar nos locais de vacinação, abertos a partir das 8h. Teve também quem perdeu o sono, pensando no que aconteceria no dia seguinte. Esse foi o caso de Diva Francisco Santos, 87 anos. Ela foi ao estádio do Pacaembu acompanhada dos filhos Carlos Roberto Rodrigues Santos, de 65 anos, e Sueli Aparecida Rodrigues Santos, de 62 anos, e contou que não conseguiu dormir direito na última noite, preocupada por causa do compromisso de ir tomar a vacina. Ela e os filhos esperam que logo toda a população esteja vacinada.

Diva está dentro do carro, no banco do passageiro. Ela usa máscara branca de bolinhas pretas e uma faixa colorida na cabeça

Diva chegou ao drive-thru do estádio do Pacaembu acompanhada dos filhos (Foto: Alexandre Moreira)

 

Quem também chegou ao drive-thru do Pacaembu cheio de esperança com a vacina foi o casal Zebelus Sayeg, 85 anos, e Mary Ana de Oliveira, 88 anos. Enquanto aguardava ao volante na fila do drive-thru, Zebelus contou que está ansioso para voltar a trabalhar. “A vacina é uma esperança de uma vida melhor, se Deus quiser, para todos nós”, disse.

Ele lembrou também dos momentos de isolamento e comparou a uma prisão. “Estamos na cadeia, estamos dentro de casa já faz um ano sem sair, sem nada, sem trabalhar”, conta. Apesar das dificuldades por estar longe da família e dos amigos, o casal concorda que o esforço é válido. “Um ano sem ver ninguém é um pouco sofrido, mas tem que cuidar da saúde em primeiro lugar. Depois a gente vai se ver, abraçar, fazer churrasco, ir para a praia, curtir a vida.”

Zebelus está no banco do motorista do carro. Ele está de máscara branca e camisa listrada. Ao lado dele, no banco do passageiro, a esposa Mary Ana, de vestido estampado

Zebelus sente a dificuldade de ficar um ano sem ver ninguém, mas também reconhece que cuidar da saúde tem que estar em primeiro lugar (Foto: Alexandre Moreira)

 

Num outro veículo, Il Han Bae, que é coreano, chegou dirigindo ao drive-thru do Pacaembu para tomar a vacina. Ele conta que está esperançoso em um “novo mundo” e que foi sozinho porque está “forte”, muito bem de saúde e ainda pratica exercícios físicos como golfe e aulas na academia.

O coreano Il Han Bae está sentado dentro do carro, no banco do motorista. Ele está máscara preta e boina xadrez

O coreano Il Han Bae chegou ao drive-thru dirigindo o próprio carro (Foto: Alexandre Moreira)

 

A partir de sexta-feira (12), a vacina também será oferecida em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e nos três centros-escolas que estão ativos desde o início da vacinação para os maiores de 90 anos.

Pré-cadastro no site Vacina Já
Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale ressaltar que não é um agendamento e o preenchimento não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.

Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção serão atendidos pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e vacinados em suas casas. Nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o serviço.

A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde

UBSs com sistema drive-thru
Horário: 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBSs da capital

AMAS/UBSs Integradas
Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades

Cinco drive-thrus
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

1. Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)

2. Arena Corinthians (Zona Leste)

3. Autódromo de Interlagos - Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (Zona Sul)

4. Centro de Exposições do Anhembi - Rua Olavo Fontoura – Portão 38 (Zona Norte)

5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente - Rua Marechal Malet, 535 - Parque da Vila Prudente (Zona Leste)

Três centros-escolas
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h

1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro

2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré

3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã

 

collections
Galeria de imagens