Vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo segue Programas Nacional e Estadual de Imunizações

Hospitais públicos e privados receberam documento que detalha a priorização da primeira remessa das doses da vacina, que nesta fase é para profissionais da saúde, população indígena e idosos que vivem em instituições

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o Programa Municipal de Imunizações segue rigorosamente as orientações dos Programas Nacional e Estadual de Imunizações.

De acordo com a Lei 6.259/75, cabe ao Ministério da Saúde, a elaboração do Programa Nacional de Imunizações, que definirá as vacinações, inclusive, as de caráter obrigatório. Essa primeira etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, contempla:

• Os trabalhadores de Saúde de serviços públicos e privados da rede hospitalar, da rede de urgência (UPA/PS/PA/AMA), dos profissionais que atuam no resgate do SAMU e da Atenção Básica, que estão na linha de frente e envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19;

• Idosos institucionalizados e trabalhadores que atuam diretamente com os residentes das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI);

• População indígena vivendo em terras indígenas;

• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas).

As vacinas estão sendo distribuídas diretamente aos serviços de saúde, conforme rotina do Programa Municipal de Imunização e, incluídas de forma escalonada, às demais categorias e profissionais que não estão na assistência direta à Covid-19, conforme o repasse de dose pelo Programa Nacional de Imunização. É importante lembrar que, neste momento, a vacina não será disponibilizada nas salas de vacinação das unidades de Saúde ou qualquer outro posto de imunização.

A logística de distribuição da vacina na capital contra a Covid-19 acontece com a maior agilidade possível, ao mesmo tempo em que realiza rapidamente a vacinação, seguindo o cronograma dos serviços de Saúde da capital.

A gestão municipal adotou um sistema rigoroso de controle de distribuição e imunização para garantir que os profissionais que atuam na linha de frente, em contato direto com os pacientes diagnosticados com a Covid-19, sejam vacinados.

Todos os hospitais públicos e privados receberam da SMS um instrutivo detalhando quem poderia receber a vacina nesta fase da campanha.

Confira aqui o Instrutivo para priorização da primeira remessa de doses da vacina de Covid-19 no município de São Paulo.

Saiba mais:

Vacina Sampa