Semana H de combate à hanseníase terá ações em todas as UBSs da capital

Janeiro Roxo entra na reta final com agenda de atividades focadas na prevenção da doença

A partir desta sexta-feira (22) até o dia 29 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS) realiza a sua Semana H, que tem como objetivo divulgar sinais e sintomas da hanseníase para o maior número de pessoas possível, em locais públicos de todas as regiões da cidade. Os agentes de saúde estarão em terminais de ônibus, estações de metrô, praças, hipermercados e até feiras livres numa grande mobilização dentro do Janeiro Roxo.

Num ano que começou com novos picos de pandemia, o Janeiro Roxo teve ações de conscientização e prevenção em dose dupla durante todo o mês. Hanseníase e covid-19 caminharam juntas com as equipes das coordenadorias regionais da Secretaria Municipal da Saúde nas ruas, espaços públicos e unidades de saúde da rede de Atenção Básica.

Mas, na Semana H, o foco é reforçar o alerta sobre doença causada pelo bacilo de Hansen.
“O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são essenciais para evitar sequelas físicas graves, como úlceras que não cicatrizam, cegueira, deformidades e amputação de membros”, afirma a médica infectologista Rachel Russo Leite, coordenadora do PMCH, o Programa Municipal de Controle de Hanseníase da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).

Ela explica que o preconceito histórico relacionado à hanseníase, antigamente chamada de lepra, lamentavelmente ainda leva muitas pessoas a terem vergonha de falar sobre a doença.

LEIA MAIS:

Hanseníase tem cura e tratamento gratuito na rede pública

Idosos com ansiedade e depressão encontram atendimento na rede pública

Alguém em casa está com covid-19? Saiba o que é importante no isolamento domiciliar

Arboviroses: conheça os diferentes aspectos da dengue, zika e chikungunya

Silenciosa, a hanseníase se manifesta normalmente por manchas na pele e provoca diminuição da sensibilidade ou formigamento em mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente, em muitos casos, não repara nos sintomas e não sinaliza em consultas de rotina. Mas o diagnóstico tardio pode acarretar incapacidades físicas, psíquicas e sociais para os doentes.

Além de curável, a hanseníase tem tratamento gratuito em 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uviss), unidades de referência específicas de atendimento e tratamento na rede municipal.

Única forma de interromper a cadeia de transmissão da doença, o tratamento é simples e eficaz, feito com medicamentos e sem a necessidade de internação.

Por isso, o treinamento regular dos profissionais da rede municipal sobre sinais e sintomas da doença para a eficiência do diagnóstico precoce e redução de possíveis sequelas é realizado regularmente pelo Programa Municipal de Controle de Hanseníase. A infectologista conta que durante a pandemia de covid-19, foram realizadas 14 capacitações virtuais a 189 profissionais.

“Nosso objetivo é que os profissionais de saúde estejam cada vez mais habilitados a acolher e tratar os pacientes com suspeita de hanseníase e oferecer a melhor assistência possível,” afirma a médica Rachel. Veja a seguir a programação da Semana H 2021:

SEMANA H – de 22 a 29 de janeiro de 2021

Ações extramuros

Dia 22
CRS Sul - Metrô Campo Limpo; Terminais João Dias e Jardim Ângela; Varginha e Grajaú.

Dia 26
CRS Leste - CPTM: Guaianases, Itaim e Ermelino Matarazzo, Parque do Carmo, Centro Cultural, Terminal São Mateus. Ações de divulgação e promoção de saúde na Praça Francisco Improta, nos sacolões, hipermercados e feiras livres.

Dia 27
CRS Centro - Avaliações e orientações em pensões, CTAs (Centros de Testagem e Acolhimento), Residências inclusivas e no Território, com profissionais do Consultório de Rua treinados.

Metrô Butantã, feira livre, caminhada com divulgação no centro comercial da Avenida Alfonso Bovero, apitaço na Vila Jaraguá, busca ativa de casos na RT (Residência Terapêutica).

Dia 28
CRS Sudeste - Metrô Tatuapé, Vila Prudente e Sacomã; EMTU Terminal Jabaquara, divulgação em ruas e comércio local.

Dia 29
CRS Norte - Jaçanã/Tremembé: Ações na Praça Santa Constança, comércio da Avenida Guapira e mais de 10 ruas da região, supermercados Kamiya e Sonda, feiras livres, ocupações Cristais da Barrocada e Nova Paris AABB. Busca ativa nas residências e comércio da região e na comunidade Maria Trindade, em Perus.

Nas mesmas datas e nas respectivas regionais, a sensibilização nas unidades de saúde e a busca ativa realizadas durante todo o mês serão intensificadas. As ações podem ser alteradas caso medidas mais restritivas de combate à covid-19 sejam adotadas na cidade.