Atenção Básica estabelece protocolos de saúde nutricional da população

Leis municipais auxiliam na melhoria da qualidade de vida de grupos e indivíduos

A qualidade de vida da população tem atenção integral da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e, desde 2016, a SMS desenvolve ações voltadas ao controle e combate à obesidade.

Dentro da Atenção Básica, a área técnica de Saúde Nutricional vem trabalhando em programas e ações para auxiliar na melhoria das condições nutricionais da população, para reduzir os impactos da má-nutrição na saúde e qualidade de vida.

O SUS oferece assistência nutricional especializada, individual e/ou coletiva, disponível em seus equipamentos de saúde a todos os pacientes em risco nutricional, em qualquer faixa etária.

Dentro da organização dos processos de trabalho no município, em 2020 foram finalizados dois protocolos de saúde nutricional. Um deles é o protocolo de Encaminhamento à Assistência Nutricional Individual, que objetiva organizar o fluxo de encaminhamento de outros profissionais para a rede de assistência nutricional, qualificando o atendimento e priorizando pacientes em condições de maior vulnerabilidade nutricional, direcionando as vagas para quem mais necessita.

LEIA TAMBÉM:

Capital ganha Programa de Combate à Obesidade

Dois hospitais municipais passam a realizar cirurgias

Síndrome pós-Covid: as sequelas são muitas e precisam de atenção e tratamento

Já o protocolo da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade capacita profissionais de saúde atuantes nos serviços de Atenção Básica do SUS para qualificar a atenção aos indivíduos com sobrepeso e obesidade, orientando, sempre que possível com a presença de nutricionista, sobre a promoção da saúde e manutenção do peso ideal e adoção de bons hábitos alimentares em todos os ciclos de vida, desde o aleitamento materno.

Durante o período da pandemia, a fim de não deixar os pacientes desassistidos, foi implementado o projeto de Teleatendimento Nutricional nas unidades básicas. De abril a novembro de 2020, foram realizados cerca de 32,5 mil teleatendimentos.