COVISA faz mais de 25 mil abordagens na capital sobre uso correto da máscara

Agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde orientam pessoas e estabelecimentos sobre o item essencial de proteção ao coronavírus

Uma agente de saúde, do lado direito da foto, usando um jaleco azul, ajuda uma mulher que veste camiseta cor de rosa a colocar a máscara. A agente segura na mão um frasco de álcool em gel

Em ação na região da rua 25 de Março, agente de saúde ajuda consumidora a colocar a máscara de forma correta (Foto: Divulgação) 

 

Até o dia 5 de janeiro de 2021, agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) já abordaram 25.584 pessoas para orientar sobre o uso correto das máscaras. As autoridades de saúde em todo o mundo reforçam dia após dia a importância do item para a prevenção ao coronavírus. A máscara evita a propagação de gotículas nasais ou salivares no ambiente. E ajuda a salvar vidas.

As ações da COVISA sobre a importância e a necessidade do uso correto das máscaras ocorrem desde o dia 1º de julho de 2020. Além das abordagens pessoais, também foram orientados 12.942 estabelecimentos. Os agentes orientam e conscientizam os cidadãos e os estabelecimentos para afixarem cartazes nos comércios, com orientações sobre a Covid-19 e o uso correto da máscara.

A COVISA também distribuiu 11.199 materiais gráficos educativos. Os agentes entregaram ainda 1.746 máscaras em grandes centros comerciais, nas diferentes regiões de São Paulo e locais com fluxo intenso de pessoas.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem optado por ações educativas, reforçando sobre a necessidade do uso correto das máscaras e não fazer desta uma ação punitiva, com multas. As ações estão sendo realizadas pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) espalhadas na cidade.

Uso correto
A máscara de proteção deve cobrir completamente o nariz, a boca e o queixo. Ela deve estar bem ajustada no rosto, sem folgas nas laterais, evitando contato com gotículas suspensas. Ao colocar ou retirar as máscaras, segure-as pelas alças e evite tocar a parte frontal. Caso troque de máscara, procure colocá-la em um saco ou recipiente plástico e só volte a reutilizá-las após a devida higienização.

É importante lembrar que elas devem ser substituídas quando estiverem úmidas ou sujas, pois perdem o poder de proteção. E jamais devem ser compartilhadas.

A higienização das máscaras de proteção reutilizáveis deve ser realizada com a imersão em recipiente com água potável e água sanitária (2,0% a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de uma parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo, utilizar 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável.

Após o tempo de imersão, fazer o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. Depois de lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão. A máscara deve estar totalmente seca para sua reutilização. Após secagem, utilize o ferro quente e acondicione em saco plástico.

Caso a máscara apresente sinais de desgaste, frouxidão ou tenha a funcionalidade comprometida, ela deve ser descartada. Usar a máscara protege você, familiares, amigos, e também desconhecidos. Cuidar de si é cuidar do outro.