Use a quarentena para proteger a sua casa do mosquito da dengue

Saúde recomenda utilizar o tempo disponível para eliminar possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti

Foto próxima do mosquito Aedes aegypti sobre uma superfície clara. O mosquito é preto com risquinhos brancos

A dengue é uma doença perigosa e o principal fator controlável para evitar a proliferação do mosquito é o acúmulo de água parada (Foto: NIAID)

 

Com a cidade de São Paulo ainda em quarentena por causa da pandemia do coronavírus, uma opção para quem está em casa com mais tempo disponível é aproveitar o momento para combater o mosquito Aedes aegypti. Não deixar água parada em pneus e vasos e evitar ralos abertos são algumas das medidas que podemos e devemos praticar a fim de combater o mosquito transmissor da dengue.

A dengue é uma doença perigosa e o principal fator controlável para evitar a proliferação do mosquito é o acúmulo de água parada. O Aedes aegypti nasce dos ovos que as fêmeas põem em recipientes com água acumulada. Neste ambiente, o inseto se desenvolve, tornando-se extremamente perigoso.

Vale lembrar que febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e no corpo, perda de apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço e dores nas articulações são os principais sintomas da doença.

Por essas razões, é importante que a população adote medidas preventivas para conter a proliferação do mosquito transmissor da doença que, na forma mais grave, pode inclusive levar à morte.

A melhor maneira de se prevenir principalmente em tempos de chuva é não deixar água parada em potenciais criadouros, como pneus e vasos de plantas. Outra dica importante é limpar a caixa d'água e deixar sempre tampada.

Dengue tem cura?
Sim, dengue tem cura. Ao identificar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico e evitar a automedicação. O tratamento da dengue baseia-se na hidratação, repouso e amenização de sintomas.

Em caso de sintomas mais graves como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tonturas ao ficar de pé, sangramentos de mucosa, sonolência ou muita irritabilidade, a recomendação é procurar imediatamente um serviço de saúde. Veja aqui a unidade de saúde mais próxima de sua residência.