Dois hospitais municipais passam a realizar cirurgias bariátricas na capital

Procedimento faz parte do Programa de Combate à Obesidade, que prevê a realização de 60 cirurgias por mês

Três médicos usando roupões cinza atuam no centro cirúrgico onde é realizada uma cirurgia bariátrica. Ao centro está a mesa de operações onde o paciente está sendo operado. Há ainda um monitor de imagens e outro de batimentos cardíacos

Primeira cirurgia bariátrica realizada no Hospital Vereador José Storopolli, conhecico como Vila Sônia, no dia 24 de outubro (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizam à população, desde a segunda quinzena de outubro, o Programa de Combate à Obesidade. O programa prevê a realização de 60 cirurgias bariátricas mensais, 30 no Hospital Gilson de Cássia Marques de Carvalho, o Vila Santa Catarina, e outras 30 no Hospital Vereador José Storopolli, conhecido como Vila Sônia.

Devem ser atendidos pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) superior a 40, submetidos à avaliação pré-operatória, cirurgia e acompanhamento pós-operatório. Mensalmente, serão investidos R$ 980 mil no custeio do programa.

A obesidade é considerada uma pandemia, devido ao aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Em São Paulo, segundo dados da SMS, em 2019 a realidade era de 10 mil indivíduos com obesidade mórbida em 15 mil atendimentos no SUS.

Ainda no âmbito deste programa, encontra-se em planejamento a implantação de polos especializados em distúrbios nutricionais, a fim de oferecer uma assistência multidisciplinar a pacientes com necessidades especiais. Os pacientes com obesidade grave poderão contar com um serviço especializado de referência em acompanhamento para cirurgia bariátrica, por exemplo, ou atendimento para os mais diversos transtornos alimentares (bulimia, anorexia, compulsão).

Educação Alimentar e Nutricional
Como preocupação global, o combate à obesidade na capital paulista já conta com ações da Área Técnica de Saúde Nutricional da rede municipal de saúde. Dentre os programas desenvolvidos, destacam-se o Programa ANEE – Alimentar Nutrir e Educar o Escolar voltado para a Promoção à Saúde, uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal da Educação, referenciado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, que objetiva identificar, educar e monitorar a condição de saúde nutricional de escolares da Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo, buscando o desenvolvimento de uma abordagem integral, capaz de prevenir e controlar agravos causados pelo consumo inadequado de alimentos e o excesso de peso, que acometem a população em idades cada vez mais precoces.

Há ainda o Programa de Monitoramento Nutricional, que tem objetivo de monitorar o crescimento e desenvolvimento infantil, segundo o Estado Nutricional de crianças atendidas na Atenção Básica/SUS. Faz parte das ações estratégicas para prevenção e cuidado das crianças com má nutrição. Outra iniciativa é o Projeto Consciência Alimentar, que visa informar e sensibilizar a população para a importância de uma alimentação adequada e saudável, que promova qualidade de vida e previna possíveis agravos à saúde, visando desenvolver o senso crítico para escolhas alimentares conscientes.

Também faz parte do trabalho de combate à obesidade na capital a elaboração de protocolos e fluxos: Protocolo de Encaminhamento à Assistência Nutricional Individual, Protocolo de Atendimento da Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade; Participação na elaboração de protocolos e fluxos: Diabetes Mellitus Gestacional, Fluxo de Encaminhamento Pós-Covid, Boletim da Saúde da População Negra, entre outros.

Todos estes protocolos visam melhorar o fluxo de encaminhamento e acompanhamento nutricional da população em todos os ciclos de vida e, com isso, garantir o acesso e cuidados necessários para promoção e prevenção de distúrbios nutricionais que podem causar agravos à saúde, como a obesidade e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).