Prefeitura amplia Teste do Pezinho para mais de 50 doenças verificadas

O diagnóstico precoce detecta doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade em bebês

Mão de enfermeira com luva branca segura o pezinho de um bebê com uma gota de sangue no calcanhar para fazer o teste

Ampliação do Teste do Pezinho vai proporcionar o diagnóstico precoce de doenças, ajudando a prevenir sequelas, internações e óbitos (Foto: Pedro França / Agência Senado)

 

O Teste do Pezinho foi ampliado na cidade de São Paulo. A partir da segunda quinzena de dezembro, o número de doenças detectadas no teste feito em bebês nascidos nos hospitais e maternidades públicos da capital passará de 50. O diagnóstico precoce é capaz de descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade e assim evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e mortes.

Mensalmente, a capital registra em média o nascimento de 8.700 bebês pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que todos passem pela Triagem Neonatal Ampliada – o nome técnico do Teste do Pezinho -, a Prefeitura realizará cerca de 52.200 exames por mês. Os testes são realizados em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nesse tipo de exame.

O Instituto Jô Clemente é responsável pela capacitação técnica para realização dos exames, coleta e logística de envio da amostra; análise clínica e liberação do laudo; exames confirmatórios; apoio médico aos resultados de exames e aconselhamento genético dos casos diagnosticados no teste, que posteriormente deverão ser tratados e acompanhados pela rede de saúde.

Com mais volume de exames, a rede municipal consegue ampliar a atuação preventiva desde o início da vida do indivíduo, com grandes chances de aumentar a expectativa de vida e diminuir mortalidade infantil na cidade, além de reduzir os custos na saúde.

LEIA TAMBÉM:

Mães com Covid-19 podem amamentar sem risco para o bebê

Como contribuir para a saúde mental de crianças e adolescentes durante a pandemia

Telemedicina é realidade na rede SUS de São Paulo

Serviços da Casa de Parto Sapopemba são transferidos temporariamente para a UBS Vila Ema

Antes, era possível detectar apenas as doenças Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência Biotinidase. Com a ampliação, doenças como Toxoplasmose, Galactosemias e outras passarão a fazer parte da triagem de até 50 patologias no mesmo bebê, conforme a testagem realizada e a necessidade.

De acordo com a pediatra e diretora do departamento de Apoio à Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Athene Maria de Marco Mauro, a ampliação do exame de Pezinho vai proporcionar o diagnóstico precoce dessas doenças, evitando danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e óbitos. “Com isso, poderemos reduzir a morbimortalidade infantil e proporcionar qualidade de vida para as crianças e suas famílias”, afirmou.

Para aumentar o número de doenças detectadas com o Teste do Pezinho, a Prefeitura está fazendo uma adequação nos fluxos a fim de atender as necessidades das novas doenças identificadas, o que inclui coleta, recoleta, exames confirmatórios, busca ativa e capacitação da rede.

Por recomendação técnica, a coleta da amostra deve ocorrer após 48 horas de vida do bebê, de preferência nas maternidades públicas e em alguns casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atualmente, o Instituto Jô Clemente é responsável pela realização da triagem de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo, na rede SUS (293 mil) e de maternidades e hospitais privados (103 mil, sendo 28% de testes ampliados).

Desde 1976, quando foi implementado o Teste do Pezinho no Brasil, o Laboratório do Instituto Jô Clemente já triou mais de 16,5 milhões de crianças brasileiras. Somente em 2019, passaram pela triagem na instituição 395.281 bebês, totalizando 2.635.283 exames.