Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020 | Horário: 10:30

Capital inicia retestagem em pacientes que já tiveram Covid-19

Pesquisa inédita será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde para verificar se as pessoas ainda possuem os anticorpos contra o novo coronavírus

Mais uma vez, a cidade de São Paulo se antecipa nas ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nesta segunda-feira (14), tem início a Avaliação de Sororreversão, ou seja, a retestagem em pessoas que já testaram positivo para o coronavírus. Esta é uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A pesquisa visa mostrar se as pessoas que testaram positivo anteriormente continuam com a presença de anticorpos. Este estudo analisa a ação do vírus no organismo, índices de imunidade e até a reincidência.

No total, 1.097 pessoas que tiveram os resultados positivos nas fases 0, 2, 4 e 6 do inquérito sorológico passarão por novos testes para avaliar se houve perda de anticorpos. A ação se estende até o dia 17 de dezembro.

Como nos inquéritos sorológicos anteriores, a seleção é feita por sorteio e participarão pessoas com mais de 18 anos que testaram positivo nos estudos realizados entre os meses de junho e setembro.

LEIA TAMBÉM:

Idosos requerem cuidados dobrados na pandemia; saiba quais

Retomada de prática esportiva e atividade física requer máscara e check-up obrigatórios

Fase Amarela de reabertura tem mudança de horários para o fim de ano

Saiba como cuidar dos animais de estimação durante a pandemia
 

A Secretaria da Saúde iniciou no dia 7 de dezembro um novo inquérito sorológico, que será realizado em quatro fases, com a testagem de mais de cinco mil pessoas, numa amostragem de 5 milhões de domicílios, tendo como referência 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de São Paulo. A segunda fase será realizada a partir do dia 21 de dezembro e, em janeiro, nos dias 4 e 10, as duas últimas etapas.

O inquérito sorológico aponta quantas pessoas já tiveram contato o vírus, verificando sua prevalência na cidade. É um instrumento muito importante para nortear as ações da Saúde no controle da pandemia da Covid-19, que ainda não acabou.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça o apelo para que a população permaneça colaborando com as medidas de enfrentamento tomadas pelo município para preservação da vida e manutenção da saúde de todos.

 

collections
Galeria de imagens