PREFEITURA DE SÃO PAULO

Saiba como cuidar dos animais de estimação durante a pandemia

Não existem evidências de que os pets possam transmitir Covid-19 ao ser humano, mas os passeios na rua exigem cuidados extras

10/12/2020 16h00

Cachorro de porte pequeno e pelos brancos. Ele está olhando de frente e caminhando sobre uma calçada marrom sendo segurado por uma guia com coleira

Embora não haja evidências de transmissão, os pets podem servir como transportadores do vírus para dentro de casa (Foto: Divulgação)

 

Ficar em casa é um cuidado fundamental no combate à pandemia pelo novo coronavírus. As mudanças de hábito alteraram a vida das pessoas e também dos animais de estimação, que também tiveram a rotina modificada pela suspensão ou redução dos passeios na rua.

Antes de tudo, é preciso esclarecer que até o momento, não há evidências que animais de estimação ou domésticos possam transmitir a Covid-19 para pessoas, apesar de raros relatos de adoecimento de animais de zoológico e de companhia (cães, gatos, furão e hamster, por exemplo) que tiveram contatos com pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Animais domésticos, na maioria das vezes, adoecem por um tipo diferente do coronavírus causador da Covid-19. Os coronavírus de animais são conhecidos há bastante tempo e ocorrem em espécies específicas, ou seja, o coronavírus de felinos causa adoecimento em gatos, o coronavírus canino causa adoecimento em cães e assim por diante. De qualquer forma, se o seu animal de estimação começar a espirrar, tossir ou apresentar qualquer outro problema de saúde, consulte o médico veterinário.

Transportadores do vírus
Embora não haja evidências de transmissão, os pets podem servir como transportadores do vírus para dentro de casa, assim como sapatos, mãos, roupas, sacolas, bolsas, entre outros objetos. O vírus pode se fixar no corpo, no pelo e nas patas dos animais quando saem de casa e encostam em locais que foram contaminados ou têm contato com pessoas com Covid-19.

Se uma pessoa na casa estiver com a doença, deve evitar o contato com animais de estimação, inclusive acariciar, aconchegar, beijar ou ser beijado e lambido e ainda compartilhar alimentos. Estudos mostram que o vírus da Covid-19 tem um tempo de sobrevivência alto em contato com superfícies, ou seja, se você estiver infectado e acariciar seu pet e outra pessoa passar a mão nele e depois levar a mão no rosto, essa pessoa pode se infectar.

Se você precisa cuidar do seu animal de estimação ou não tiver como ficar isolado enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir e use uma máscara facial. Se possível, peça a outra pessoa da família que cuide dos seus animais enquanto se recupera.

Posso passear com meu cachorro?
Muitos animais são ensinados a fazer suas necessidades fisiológicas na rua. Se esse for o caso do seu bichinho, procure lugares menos movimentados e horários mais tranquilos, evite contato com outros animais e pessoas, não toque o rosto e lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel assim que retornar para casa.

Durante o passeio, evite que o animal encoste em superfícies (muros, postes) ou role na grama. Ao chegar em casa, higienize muito bem as patas com água e sabão neutro ou produtos veterinários próprios, sem esquecer de higienizar também a coleira e a guia. Não use água sanitária, álcool em gel ou desinfetantes nos pelos e patas dos pets.

Nesse momento de restrição no convívio social, os animais são ótimas companhias. Não há necessidade de isolá-los e ou deixá-los presos. Basta tomar todos os cuidados e curtir o distanciamento social ao lado do seu bichinho!