Consumir alimentos saudáveis pode ajudar no combate contra o vírus da Covid-19

Além dos cuidados com a higiene, é importante evitar certos tipos de alimentos que prejudiquem a saúde

Enquanto a vacina da Covid-19 não chega, manter o distanciamento social, usar máscaras ao sair de casa e higienizar bem as mãos são alguns dos cuidados que adotamos e devemos continuar seguindo até o fim da pandemia. Mas os cuidados com a higiene não são os únicos que devemos adotar para combater o coronavírus. Também devemos nos preocupar com uma boa alimentação.

Manter uma alimentação balanceada em nosso dia a dia, composta, em sua maioria, por alimentos in natura e minimamente processados como verduras, legumes, frutas, cereais, feijões, raízes pode condicionar um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças e até mesmo de se infectar com o vírus da Covid-19.

Vale ressaltar que também é importante ter consciência que tais hábitos não nos livram da responsabilidade de adotar outras medidas preventivas recomendadas para combater o coronavírus.

Salada colorida posta numa tigela branca, com folhas verdes, tomate, cenoura, rabanete e repolho roxo. Ao lado, um galheteiro

Dieta rica em legumes e verduras fortelece o sistema imunológico, que fica mais resistente às doenças 

 

Além disso, devemos, também, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados (carnes processadas como hambúrgueres, salsicha, linguiça, presunto, mortadela; bolachas, salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais, macarrão instantâneo, comidas tipo “fast food” etc.) pois esses alimentos possuem quantidade elevada de açúcares, gorduras, sal, além da presença de aditivos químicos como corantes, saborizantes, adoçantes etc.

Por conta de sua formulação e apresentação, os alimentos ultraprocessados tendem a ser consumidos em excesso e acabam substituindo alimentos in natura e minimamente processados. As formas de produção, distribuição, comercialização e consumo destes alimentos afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente.

Produtos de origem animal, também devem ter seu consumo reduzido, pois os mesmos aumentam as chances de desenvolver doenças do coração e até mesmo alguns tipos de câncer.

Escolha dos alimentos durante a pandemia
A circulação do vírus continua assustando e por mais que a gente adote as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda somos vulneráveis ao vírus. Por esse motivo, ao chegar das compras, devemos higienizar todos os produtos da seguinte forma:

- Embalagens: devem ser lavadas com água e sabão, se possível. Não sendo possível molhar as embalagens, limpá-las com um pano com álcool 70%.

- Frutas, verduras e legumes: devem ser higienizados, um por um, em água corrente. Depois, mergulhá-los em uma solução de água com hipoclorito de sódio (conforme instrução do fabricante) ou água sanitária a 2,5% (1 colher de sopa por litro de água) durante 15 minutos e enxaguar.

- Antes de preparar os alimentos, devemos lavar bem as mãos, com água e sabão, por no mínimo 20 segundos. As superfícies (mesa, pia, bancada) onde os alimentos serão preparados, bem como os utensílios, também devem estar bem higienizados.