A cidade de São Paulo continua em quarentena

Capital retorna à fase amarela do Plano São Paulo e a população precisa manter os cuidados: usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações

Assim como outras regiões do Estado que estavam na fase verde do Plano São Paulo, a cidade de São Paulo voltou para a fase amarela, em que comércio e serviços funcionam com horários mais restritivos. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (30) pelo Governo do Estado. A capital estava na fase verde desde o dia 10 de outubro.

Dessa forma, na fase amarela do Plano São Paulo, a ocupação máxima permitida nos estabelecimentos de qualquer setor é de 40% e o funcionamento é limitado a dez horas diárias. Para bares e restaurantes, também vale a taxa de ocupação em 40% e o horário reduzido: o consumo no local só será permitido até as 22h. Ficam proibidos os eventos com público em pé.

Com a medida, a capital paulista adotará novamente posturas mais restritivas e intensificará a fiscalização do seu cumprimento. A quarentena continua e as orientações para uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações seguem valendo.

Desde o início da pandemia, o trabalho ininterrupto da cidade de São Paulo no enfrentamento ao coronavírus nunca parou. Contudo, o município também tem registrado um aumento no número de casos, o que ainda não comprometeu a ocupação de leitos da rede pública municipal.

Segundo o mais recente boletim diário da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado no domingo, 29 de novembro, a ocupação dos 996 leitos de UTI públicos municipais e contratualizados encontra-se em 49%. Até este domingo, 589.812 pessoas receberam alta Covid-19 após passar pelos hospitais municipais e pela Atenção Básica.

A administração municipal investe no Inquérito e no Censo Sorológico para mapear o avanço da pandemia no município. Essas pesquisas faseadas são fundamentais para as ações de enfrentamento e medidas de reabertura da economia e retorno gradual às aulas.

Rede de cuidado
Com o controle da evolução dos casos, os dois hospitais de campanha abertos pela Prefeitura, no Pacaembu e no Anhembi, foram fechados e seus leitos, equipamentos e pessoal realocados em outras unidades pela cidade.

Toda essa linha de cuidado e prevenção tem ainda um fator muito importante para frear o avanço do coronavírus: você, que usa máscara, álcool gel, lava as mãos frequentemente, que quando possível fica em casa e evita aglomerações.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) enquanto não houver uma vacina para a Covid-19 é continuar com os cuidados, praticar o distanciamento social e não abandonar os cuidados com a higiene, especialmente o uso da máscara.