Profissionais do Hospital Municipal de Campanha do Anhembi contam com atenção à saúde mental

Iniciativa visa a oferecer assistência à todos que atuam na linha de frente da Pandemia de Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), disponibiliza o Serviço de Saúde Mental do Trabalhador para os colaboradores que atuam no Hospital Municipal de Campanha (HMCamp)Anhembi, no Palácio das Convenções, área com 310 leitos administrados pela Organização Social de Saúde (OSS). A iniciativa é coordenada pelo psiquiatra Marcelo Bruno Generoso, supervisor do Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da SMS, a ação tem como objetivo ofertar assistência à saúde mental dos profissionais em atividade no Hospital de Campanha.

#PraCegoVer: Uma sala com cinco pessoas sentadas em cadeiras separadas. Eles estão ouvindo instruções de um outro homem, sobre saúde mental na pandemia. Há uma apresentação com o tema "Saúde Mental na Pandemia"
Saúde mental na pandemia deve ser discutida para preservar o bem-estar da população e dos profissionais da saúde

Foto: Divulgação

“O atendimento à saúde mental nessa época de pandemia é essencial para garantir a estabilidade emocional dos colaboradores. Adotar estratégias como essa faz parte da diretriz primordial da SPDM, que é a inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças, e à promoção da saúde”, afirma Nacime Salomão Mansur, Superintendente de Instituições Afiliadas da SPDM.

“Durante a pandemia os profissionais da saúde estão sob um risco maior de desenvolvimento de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e transtornos relacionados a trauma e a estressores. A proposta do serviço é a pronta assistência à saúde mental dessas pessoas. Buscamos acolher as angústias nesse período e possibilitar intervenções precoces. Os atendimentos são presenciais e realizados no próprio Hospital de Campanha com intuito de facilitar o acesso”, explica Generoso.

A iniciativa faz parte do esforço conjunto do SUS no combate à pandemia e conta com o integral e vital suporte da Escola Municipal de Saúde (EMS), da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), e da Secretaria Municipal da Saúde. Além das consultas com psiquiatra, outras atividades voltadas para a promoção da saúde mental dos colaboradores são oferecidas, como atividades em grupo e capacitações. Até agora, mais de 200 colaboradores da SPDM participaram das atividades na unidade, entre consultas, capacitações e ações de redução do estresse.