Zona Sul amplia atendimento odontológico para a população

Novo serviço odontológico funciona na UBS Vila Calu com três equipes profissionais

Reformada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Calu, no M’boi Mirim, agora tem um consultório odontológico que amplia a rede de atendimento à população na região Sul da cidade. Na visita de hoje, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo anunciou a previsão de 770 atendimentos odontológicos por mês e cerca de 2.700 procedimentos.

#PraCegoVer: Um grande espaço ao ar livre. O céu está muito limpo e azul, quase não há presença de nuvens. Estamos na frente da fachada da UBS Vila Calu, as paredes do lado de fora da UBS são pintadas nas cores branca e azul. Não há carros estacionados.

UBS Vila Calu reformada, ganhou melhorias entregues hoje à população da zona Sul 

Fotos: Edson Hatakeyama


Para isso, a unidade de saúde passará a contar com a equipe de cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal (ASB) e, em agosto, ganhará mais três equipes com seis profissionais, sendo três cirurgiões e três auxiliares.

As melhorias feitas na unidade incluem desde a pintura do prédio, nova cobertura, até a troca de pisos, as melhoras custeadas por emenda parlamentar que repassou à Saúde R$ 400 mil para serem investidos nas obras.

#PraCegoVer: Sala grande com duas divisórias. Em cada divisória há uma cadeira de dentista e aparelhos para atendimento odontológico. A sala é muito bem iluminada, e suas paredes são brancas.

Novo serviço odontológico deve atender 700 pacientes por mês

A UBS Vila Calu tem 68 colaboradores, uma estrutura física com 30 salas, que variam entre consultórios, medicação, farmácia, vacina, curativos, entre outras.

Erivaldete Santos Cardoso, de 57 anos, é moradora da região e, embora tenha convênio médico, utiliza a UBS para tomar vacina e retirar medicamentos. “Nossa região necessitava de atendimento odontológico. As pessoas sofriam com dor de dente e tinham que ir para a emergência”, afirma.

Na unidade, a média mensal de consultas médicas é de 1.664, 624 consultas de enfermagem, além de 4.800 visitas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em residências locais.

#PraCegoVer: Uma sala grande, com quatro divisórias. Em cada divisória há uma cadeira de dentista, com outros materiais odontológicos. A sala é clara, muito iluminada e com as paredes brancas.

Serão quatro equipes de profissionais para o serviço odontológico que fará até 2.700 procedimentos

 
A UBS Vila Calu está localizada na Estrada do M’ Boi Mirim, 10.416, zona Sul da capital. Seu horário de funcionamento é 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.