Região central ganha nova UPA para atendimento à população

UPA Vergueiro será referência para atendimentos de urgência e emergência

#PraCegoVer: na imagem, três profissionais da construção civil trabalham na obra da unidade de pronto atendimento Vergueiro.

Obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro estão em andamento, com previsão de conclusão em 12 meses

 

Fotos: Edson Hatakeyama

A Prefeitura da Cidade de São Paulo visitou nesta quinta-feira (23), as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vergueiro, na região central. A unidade terá funcionamento 24 horas, anexa ao Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). Quando finalizada, dentro de 12 meses como previsto em contrato, o acesso à unidade será separado do HSPM, que voltará a atender exclusivamente a servidores públicos municipais e dependentes. Nesse momento em que as obras acontecem, o atendimento do HSPM segue normalmente. A reforma e ampliação recebem investimentos de R$ 3.976.185,02, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Programa Avança Saúde.

Portas abertas para mais de 33 mil atendimentos por mês

A UPA Vergueiro contará com 394 colaboradores e a gestão será de uma Organização Social de Saúde (OSS).

Serão 78 salas, 22 leitos de observação, sendo dois infantis. Além disso, quatro leitos serão preparados para emergências e três para isolamento, dos quais dois infantis. A UPA também oferecerá sala de curativo, sala de medicação, inalação, sala de atendimento odontológico, psiquiatria 24h, raio-x, eletrocardiograma e laboratório de exames. A unidade funcionará com portas abertas e a estimativa é de cerca de 33.560 atendimentos/mês.

#PraCegoVer:  fachada da unidade de pronto atendimento Vergueiro.
 

 

A Unidade de Pronto Atendimento faz parte da Rede de Atenção às Urgências, que tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).