Prefeitura apresenta resultados do Inquérito Sorológico do Município

Agentes de saúde visitaram 5.664 domicílios e testaram 2.672 pessoas em 96 distritos da capital escolhidas por sorteio na fase inicial do estudo que norteará as ações do município nos territórios pela SMS

 A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (23) os resultados da fase piloto do Inquérito Sorológico Municipal, que colheu amostras de sangue de pessoas moradoras dos 96 distritos da capital, para saber qual o grau de contágio da população, conhecer a real letalidade da Covid-19 e, assim, nortear a atuação da Saúde nas estratégias de enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus.

A taxa prevalência nessa fase no município ficou em 9,5% (1,6 milhão de pessoas infectadas na cidade) da população analisada. A margem de erro do estudo é de 1,7%. A letalidade da população infectada pelo novo coronavírus é de 0,5% (5 pessoas a cada 1.000 infectados). Com o monitoramento feito nas regiões, por meio da Atenção Básica, de 176.258 pessoas com casos leves. Confira aqui os dados apresentados na coletiva de imprensa sobre o assunto.

O Inquérito Sorológico é o estudo que, em cinco etapas a serem realizadas. A próxima etapa começa no dia 29 de junho. O teste será repetido a cada 15 dias em amostras diferentes, que serão realizadas em moradores a partir de 18 anos.

A escolha das residências acontece por sorteios de 12 domicílios pertencentes às áreas de abrangência de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) a cada duas semanas.

Os munícipes serão contatados pelos agentes de saúde das unidades (UBS) devidamente identificados com crachá, colete e avental da Saúde municipal.


Ao receber o profissional, o morador da residência tem uma explicação sobre o estudo e assina o termo de adesão à pesquisa. Diante do aceite, começa o teste.


Trata-se de uma coleta de amostra sanguínea feita sem risco à saúde pelo profissional de saúde capacitado da UBS.

O agente comunitário de saúde acompanha as visitas aos domicílios sorteados. Essa amostra é encaminhada para análise no Laboratório da Secretaria Municipal da Saúde – COVISA, que subsidia as ações de vigilância epidemiológica do município. Acesse aqui à página da covisa do LabZoo


O resultado do exame será informado ao munícipe participante do estudo pela UBS de referência. Com essa informação, a Vigilância em Saúde do município poderá saber quantas pessoas já tiveram contato com o coronavírus e a Prefeitura pede criar estratégias segmentadas para cada situação distrital. “Conhecendo a realidade epidemiológica local, podemos atuar de forma mais assertiva nas regiões não somente com orientações preventivas, mas também com ações da Atenção Básica mais direcionadas a cada perfil de saúde no território”, ressaltou o secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido.


Para saber como são as abordagens nos domicílios para a coleta do material sorológico assista ao vídeo abaixo: