Prefeitura amplia rede de atendimento à covid-19 com unidade na Capela do Socorro

População contará com 70 leitos exclusivos para atendimento de baixa e média complexidade de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus

#PraCegoVer: fachada do equipamento de saúde com duas placas, sendo que na primeira está escrito: Unidade de Tratamento Covid-19 e na segunda Hospital Dia Capela do Socorro

Fotos: Edson Hatakeyama

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta terça-feira (12), uma unidade de tratamento para a covid-19 na região da Capela do Socorro, zona Sul da capital. O prefeito Bruno Covas e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, visitaram a nova unidade nesta manhã.

“No início do ano, nós tínhamos 507 leitos de UTI nos nossos 19 hospitais. Já ampliamos em 790 leitos de UTI e vamos chegar a uma ampliação total de 1.500. A gente espera com essa parceria com o setor privado ainda acrescentar mais 800 leitos de UTI. Tudo isso para evitar termos que escolher quem será ou não será tratado”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

O secretário de Saúde, Edson Aparecido, explicou como funcionará o fluxo de atendimento na unidade.“Os pacientes que passarem por leitos de UTI no Hospital de Parelheiros vem para cá no período de recuperação. E aqueles que se agravarem nesta unidade da Capela do Socorro, vão para UTI em Parelheiros”, disse.

O equipamento é anexo ao Hospital Dia, na Rua Cássio de Campos Nogueira, 2.031, e foi totalmente adaptado para o atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

 #PraCegoVer: imagem de uma sala com aproximadamente seis leitos em segundo plano e, em primeiro plano, um equipamento de UTI

 

Ao todo, serão 70 novos leitos, sendo cinco de estabilização, com equipamentos de UTI e 65 leitos de enfermaria para pacientes com baixa complexidade. Nesta primeira etapa, serão entregues os primeiros 25 leitos, sendo 20 de enfermaria e cinco de estabilização. No próximo dia 18 de maio estão previstos mais 17 leitos de enfermaria e, dia 31, os últimos 28 leitos.

Segundo o secretário Edson Aparecido, Capela do Socorro é o terceiro distrito com o maior número de óbitos na cidade, ficando atrás da Brasilândia e de Sapopemba. “Vamos receber pacientes que já passaram pelo leito de UTI em Parelheiros e que vão precisar de mais oito dias para se recuperarem”, destacou.

A nova unidade de internação ocupa uma área de 1.600 metros quadrados e foi adaptada para internação de pacientes de baixa complexidade, possuindo toda a infraestrutura necessária. Todos os quartos são equipados com leitos hospitalares, banheiros acessíveis, gases hospitalares e são totalmente climatizados. A unidade terá um tomógrafo, raio-x e exames bioquímicos.

O hospital será referência para a região da Capela do Socorro e Parelheiros, que contam com mais de 782 mil habitantes.

A unidade funcionará de segunda a domingo, 24 horas por dia e terá mais de 140 funcionários para atender a população.

Acesse aqui fotos e vídeos da Unidade de Tratamento de Capela do Socorro