Profissionais de enfermagem recebem homenagem especial hoje

Desde o início da pandemia por coronavírus, profissionais de saúde, sobretudo os de enfermagem, têm sido protagonistas de uma nova concepção de herói por sua atuação na linha de frente da covid-19 e neste Dia Internacional da Enfermagem recebem um ‘muito obrigado’ pelas vidas salvas

Em 12 de maio se comemora o Dia Internacional da Enfermagem, profissionais que nesse cenário da pandemia mundial tiveram a relevância de sua atuação exaltada. E não é pra menos, afinal eles estão lá na linha de frente, ajudando a salvar vidas que a covid-19 coloca em estado de atenção máxima nas unidades de saúde.

Os enfermeiros são de extrema importância no atendimento aos pacientes, porque são eles que acompanham e cuidam das pessoas desde o momento da chegada ao hospital e internação, até a hora da alta.

Passam 24 horas ao lado do paciente dando todo o suporte necessário para o tratamento e a recuperação dos pacientes. Tanto que, nos vídeos de comemoração das latas hospitalares durante a pandemia, que familiares das pessoas curadas compartilham nas redes sociais, lá estão os enfermeiros na comemoração. Quase sempre aplaudindo aquela vitória de uma soma de esforços pela vida.

Amor, dedicação e solidariedade são palavras que quase sempre estes profissionais utilizam para definir uma escolha: a de atuar no cuidado e em apoio ao próximo. Coletar exames, aferir funções do organismo do paciente, entre outros procedimentos são somados ao suporte emocional nessa rotina.

 #PraCegoVer: Arlete está em pé e sorri, numa sala do hospital no qual trabalha. Ela usa roupa clara e óculos.
Enfermeira Arlete atua no Hospital Municipal Tide Setúbal

Aí que surgem os vínculos afetivos entre paciente e enfermeiros, as famílias das pessoas internadas e de onde vem a cooperação. Arlete Veloso dos Santos, que trabalha no Hospital Municipal Tide Setúbal, se orgulha de estar na vida dos pacientes. “As vantagens estão em prestar assistência integral aos pacientes, desde o nascimento até a morte, é de fato ajudar sem olhar a quem” afirma.

#PraCegoVer: Sandra é loira e está sentada. Ela usa uma camisa cor de rosa e óculos.

Sandra Mara é enfermeira no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio

No Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, Sandra Mara Zago Valle, explica que sua rotina é composta por passagem de visita, exames físicos, orientações, prescrições de enfermagem, orientações gerais a pacientes, aos familiares e colaboradores da equipe de atendimento. Tudo isso acaba, segundo ela, criando um conhecimento mais aprofundado da pessoa que ali está sob seus cuidados.

 

#PraCegoVer: Guaracy esté em pé e sorri. Ele usa jaleco branco. Atrás dele há um fundo claro.
Enfermeiro Guaracy atua no Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria e relata que, apesar da alteração na rotina por conta da covid-19, essa experiência tem sido gratificante

Num cenário de medo, também de novas experiências trazidos pela covid-19 esses vínculos se acrescem de ainda mais sentimentos solidários, segundo o enfermeiro Guaracy Araujo de Oliveira, do Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria. “ O coronavírus alterou a minha rotina pessoal e familiar, tenho ainda mais dedicação e em maior tempo ao meu trabalho. Assisti nas questões emocionais e medos, tantos os meus, quanto de toda equipe de trabalho, porém mesmo num tempo difícil como este, tem sido muito gratificante”, afirma.

 

#PraCegoVer: Claudia está sentada e sorri. Ela usa uma camisa preta com listras brancas.
Claudia, enfermeira do Hospital Municipal Tide Setúbal, relata seguir firme em sua função apesar de todos os medos

A enfermeira do Hospital Municipal Tide Setúbal, Claudia Simone dos Santos, explica que o processo de trabalho foi modificado por conta da covid-19, para o qual todos foram capacitados no município. “Alterou o meu emocional. É claro que temos medo de levar a doença para nossos familiares, sofremos com a angústia em ver amigos doentes, mas seguimos firmes aqui.”

Ano Internacional de Enfermeiros e Parteiras

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define, pela primeira vez, o Ano Internacional de Enfermeiros e Parteiras. O ano de 2020 foi escolhido para homenagear o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna. A semana se inicia em 12 de maio para celebrar seu nascimento e o término, em 20 de maio, é para rememorar o falecimento de Anna Nery. E

A enfermagem, que sempre esteve na linha de frente, se coloca, no seu ano, novamente em evidência e faz o que sabe fazer melhor: a arte de cuidar. E o cuidar pelo profissional de enfermagem se traduz em cuidar das pessoas, promover melhores condições de saúde considerando os determinantes sociais, com muita ciência e compaixão.

E nesse momento, se faz presente na identificação das pessoas com sintomas, nas orientações de promoção e prevenção à doença, atua na assistência direta às pessoas hospitalizadas, todo dia, a todo instante, sendo liderança, fazendo a gestão dos pacientes crônicos, o gerenciamento dos riscos e o cuidado centrado na família e no paciente. A equipe de enfermagem está sempre buscando a excelência da assistência à saúde.